O que é essa coisa chamada "mindfulness"?

Quando você se sente triste, irritado, agressivo você sabe o que está acontecendo ou só percebe depois que já fez ou disse algo? Você vive roxo, se batendo nos móveis? Quebra coisas por não ter prestado atenção por onde passa? Acha difícil se manter focado no presente? Anda, fala ou come rápido demais? Esquece o nome das pessoas? Vive a vida no automático?

Você não está sozinho. O mundo parece estar cada vez mais acelerado. As pessoas estudam ouvindo música, assistem TV ao mesmo tempo em que navegam no Facebook, dirigem e respondem mensagens. O problema é que enquanto fazemos várias coisas ao mesmo tempo sobrecarregamos nosso cérebro e a insatisfação com as coisas aumenta.

Mindfulness é a prática de prestar atenção ao momento presente, aceitando-o sem julgamentos. Ao desenvolver a atenção plena desenvolvemos atitudes que contribuem para uma vida mais satisfatória. onde há tempo para realmente saborear todos os prazeres do dia. 

Pesquisas também mostram que a prática da atenção plena ou mindfulness contribui para o alívio do estresse, para a redução da pressão arterial e da dor, para a melhoria da qualidade do sono e para o alívio da gastrite.

Na área de nutrição o comer consciente ou alimentação consciente é uma abordagem para melhorar a saúde e o bem estar. Quando comemos com mais atenção temos mais prazer com o alimento. Prestamos mais atenção em todos os seus aspectos (cor, textura, aroma, sabor). A prática também aumenta a consciência sobre o que acontece em nosso corpo quando comemos, o impacto que o alimento tem em nossa vida e sobre as sensações de fome e saciedade. Por isto, a prática também acaba sendo muito eficiente para quem quer emagrecer.

Aprender a viver de forma mais consciente e a comer com mais atenção exige esforço mas vale a pena. Em meu curso online guio os participantes por meio de videoaulas e áudios meditativos gravados. Após 8 semanas de exercício você se sentirá mais relaxado, focado, menos ansioso e compulsivo. Que tal investir em seu bem estar e dar tempo para seu cérebro aproveitar realmente a vida em toda a sua plenitude?

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/