Cerveja sem glúten

Ontem foi aniversário da cunhada e agora só fazemos festas por videoconferências. Mesmo assim, a gente se diverte. Recentemente descobri uma receita sem glúten. Vale a pena? A cerveja é a bebida alcoólica mais popular no mundo, sendo produzida há milhares de anos a partir de água, lúpulo (que dá o sabor amargo), fermento e cevada (mais comumente), trigo ou centeio - grãos que contém glúten. Fungos fermentam os grãos para produzir o álcool. Com isso, a quantidade de glúten na cerveja fica bem baixinha. Mesmo assim, não pode ser consumida por pessoas com doença celíaca pois o glúten (mesmo em baixíssimas quantidades) pode danificar os intestinos, bem como causar dores de estômago, diarréia, perda de peso inexplicável e má absorção de nutrientes.

Post Azul de Dia Nacional da Gratidão para Instagram.png

A quantidade de glúten na cerveja é medida em partes por milhão (ppm). Na maioria dos países, alimentos e bebidas devem conter menos de 20 ppm de glúten para serem considerados sem glúten. A cerveja fabricada de maneira convencional contém muito mais do que 20 ppm de glúten, embora a quantidade exata varie dependendo do processo de fabricação e dos ingredientes usados.

Além dos grãos as cervejas podem conter aditivos que contêm glúten, o que a torna insegura para indivíduos com doença celíaca. Para atender a um padrão seguro para celíacos, algumas cervejarias fazem a bebida a partir de grãos naturalmente sem glúten, como arroz, milho, sorgo e milheto. Além disso, algumas delas possuem instalações separadas para evitar a contaminação cruzada entre as cervejas com e sem glúten. Pessoas com intolerâncias ao glúten também devem optar por esta variedade de cerveja. Leia atentamente a embalagem e verifique o tipo de grão utilizado. Além disso, beba com moderação.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags