TDAH e suplementação

A Desordem de Hiperatividade e Déficit de Atenção (TDAH) é uma desordem de neurodesenvolvimento caracterizadas por sintomas de hiperatividade, falta de atenção e impulsividade. O tratamento mais eficaz para o TDAH inclui terapias variadas, como atividade física, terapia psicológica,  alimentação saudável + suplementação e, frequentemente, uso de medicamentos como o metilfenidato.

Dentre os suplementos atualmente pesquisados estâo: picnogenol, valeriana, bacopa monieri, ginseng, nindong, hiperico, maracujá, rhodiola rosea, além de vitaminas e minerais. Entre os fitoterápicos está o picnogenol, que parece aumentar a produção de óxido nítrico, modulando a liberação de neurotransmissores, como a dopamina e a norepinefrina. A valerina é uma planta com efeitos sedativos, podendo ser utilizada para o controle de ansiedade e inquietação. O Ácido Valerênico presente na planta aumenta os receptores de GABA, neurotransmissore com efeito calmante. A bacopa monieri é outra planta muito utilizada para controle da impulsividade e melhoria do aprendizado. Também tem ação antioxidante, além de regular a ação da dopamina (Ahn et al., 2016).

O ginseng é outro fitoquímico bastante estudado, por sua ação neuroprotetora e antioxidante. Estudos realizados em crianças e adolescentes de 6 a 15 anos demonstraram melhoria da atenção e da função cognitiva com o uso de cerca de 1.000 mg de Panax Ginseng, 2 vezes ao dia. Já o hipérico (Hipericum perforatum ou erva de são João) e a Rhodioloa Rosea possuem propriedades antidepressivas. O extrato de flor de maracujá tem efeitos calmantes, com poucos efeitos colaterais, na dose de 0,04 mg/Kg/dia. Para melhores resultados deve ser administrado por pelo menos 8 semanas, duas vezes ao dia.

Toda suplementação deve ser realizada com acompanhamento de nutricionista e também informada ao médico que acompanha o paciente em seu tratamento.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags ,