Compostos naturais melhoram a função mitocondrial

As mitocôndrias são organelas responsáveis por várias funções celulares cruciais, incluindo a respiração, a fosforilação oxidativa para geração de energia e a regulação da apoptose (morte celular programada). Também são a principal fonte intracelular de espécies reativas de oxigênio (ROS).

Para que mitocôndrias possam utilizar carboidratos, proteínas e lipídios precisam estar saudáveis (converso sobre o tema neste vídeo). Para tanto, compostos naturais, obtidos do reino vegetal são de interesse particular. Quercetina, resveratrol, curcumina estão entre as moléculas estudadas. Possuem alto poder antioxidante e podem ser obtidas de cebola, maçãs, alimentos roxos e do açafrão. Estes compostos também possuem papel terapêutico contra o câncer (Gibellini et al., 2015).

Cursos recomendados:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/