Diferentes tipos de melatonina e sua aplicação na insônia, síndrome metabólica, síndrome de Down e autismo

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente no cérebro. Sua principal função é a indução do sono. Contudo, tem outras funções, atuando como um antioxidante e melhorando o metabolismo da glicose (Karamitri & Jockers, 2018). Pode ser suplementada, existindo fórmulas isoladas (apenas melatonina) de absorção lenta e/ou rápida. E existem também as fórmulas combinadas com outros nutrientes, como zinco, selênio e coenzima Q10. Tudo depende da avaliação médica e nutricional, diagnóstico e indicação.

white-pills-and-table-spill-out-from-bottle--964813064-5ba4e171c9e77c00504e866e.jpg

No caso da insônia primária, caracterizada pela dificuldade em iniciar o sono a melatonina de ação rápida é bastante eficaz. Já para aqueles que acordam no meio da noite pode-se prescrever um combo de melatonina de ação rápida com melatonina de ação lenta. A melatonina pode ser suplementada em cápsula, em spray oral, spray nasal ou gotas.

Fora isso, para quem tem síndrome metabólica, diabetes ou está lutando para a emagrecer, a melatonina pode ser combinada com zinco e magnésio. Neste caso, foi batizada de melatonina ZS. O selênio é um mineral importante para a síntese de glutationa, um poderoso antioxidante. á o zinco regula a síntese de melatonina e várias enzimas.

Para quem sofre com a ansiedade, a melatonina pode ser combinada com a planta valeriana e com o 5HTP. Para quem tem depressão a melatonina pode ser combinada com a coenzima Q10. Esta última combinação também pode ser útil na síndrome de Down e no autismo, pois reduz a neuroinflamação, melhora o metabolismo mitocondrial, desacelera o envelhecimento e aperfeiçoa a coordenação motora..

Compartilhe conhecimento.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/