DICAS PARA ACABAR COM O INCHAÇO NA BARRIGA

Bloating.jpg

Você acorda sem barriga mas vai dormir super inchado? Este desconforto, gerado pelo acúmulo de gases intestinais, tem várias causas. Dentre as causas mais comuns estão a ingestão excessiva de alimentos, a intolerância à lactose, as hipersensibilidades alimentares, a disbiose intestinal, o consumo de bebidas com gases, a má mastigação, a síndrome do intestino irritável ou a prisão de ventre.

As mudanças na dieta são fundamentais. Mastigue bem, coma menos. Além disso, reduza o consumo de carboidratos fermentáveis e aqueles que geram desconfortos. Isto é bastante individual, mas entre os alimentos mais problemáticos estão: leite e derivados, cereais contendo glúten (trigo, centeio, cevada, aveia, trigo espelta), espinafre, pão branco, couve, grão de bico, feijões, lentilha, castanhas, bebidas alcoólicas com gás, água com gás, refrigerantes, chicletes. A prisão de ventre pode ser tratada com o aumento do consumo de água e alimentos fonte de fibras solúvel (maçã, cenoura, farelo de aveia.

SUPLEMENTOS ÚTEIS PARA REGULAR A DIGESTÃO

  • Psyllium - fibra solúvel natural derivada da casca da semente da erva Plantago Ovata. Sua fibra é higroscópica, ou seja, absorve água, deixando as fezes mais macias e favorecendo o funcionamento intestinal, sem causar dores ou diarreia.

  • Enzimas digestivas - favorecem a digestão de açúcares, lipídios e proteínas

  • Carvão vegetal ativado - este pó fino aumenta a absorção de partículas e reduzem os gases no tubo digestivo.

  • Probióticos - são microorganismos vivos com vários efeitos positivos, inclusive na digestão de alimentos.

  • Betaína e pepsina - facilitam a digestão de proteínas, especialmente em pessoas com hipocloridria, reduzindo a fermentação e os gases mau cheirosos.

Agende uma consultoria para individualização.

USO DE ENZIMAS DIGESTIVAS

Enzimas digestivas não são todas iguais:

- Lactase quando há intolerância a lactose e a pessoa resolve, de vez em quando, consumir algo que tenha derivados de leite. O uso da lactase previne distenção abdominal, gases, diarreias, dores de cabeça que ocorrem em indivíduos que não conseguem digerir o açúcar do leite (lactose).

- DPP-IV: a enzima dipeptidil peptidase 4 é usada por indivíduos sensíveis ao glúten, mas que, em ocasiões especiais, comem uma pizza ou algo em uma festa ou viagem. Ajuda a reduzir desconfortos associados ao consumo de glúten, mas não resolve o problema de celíacos e pessoas alérgicas a trigo, que devem manter dieta sem glúten/trigo.

- Bromelina e papaína: enzimas que ajudam indivíduos que produzem pouco ácido clorídrico. A hipocloridria atrasa a digestão de proteínas, gera empachamento, distenção abdominal, arrotos e estas enzimas reduzem estes desconfortos.

- Pancreatina e lipase: enzimas utilizadas por indivíduos que retiraram a vesícula biliar ou que não conseguem digerir bem alimentos gordurosos. Evitam diarreia associada ao consumo de gordura. Observação: a maioria das pessoas que retiram a vesícula adaptam-se e não precisam utilizar enzimas por longos períodos de tempo.

- Alfa-galactosidade: ajuda a digerir alimentos ricos em fibras fermentáveis (FODMAPs), evitando os gases e barulhos abdominais (borborigmo) após o consumo de feijão, alho, cebola, brócolis...

- Diamina oxidase (DAO): enzima usada para quebrar a histamina, enzima produzida pelo sistema imune e que está associada a desconforto e distenção abdominal com o consumo de alimentos como frutas cítricas, mamão, morango, abacaxi, berinjela, amendoim, tomate, espinafre, soja, lentilha, chá verde, chocolate e cacau. Mais sobre o tema em: https://www.youtube.com/watch?v=WuKCRq4us5Q

As enzimas pode ser tomadas juntas ou separadas. A prescrição depende do quadro clínico, gatilhos e doenças de base.

MARQUE SUA CONSULTA DE NUTRIÇÃO ONLINE AQUI

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags