Com planejamento fica mais fácil emagrecer

Em estudo australiano 65 homens com excesso de peso, com idades entre 18 e 65 anos, foram divididos em dois grupos. O primeiro recebeu um livreto sobre perda de peso e participou de uma sessão informativa de uma hora sobre o tema. O segundo grupo passou pelo mesmo e, adicionalmente, foi informado sobre como usar o site calorieking.com.au. No site os participantes tinham acesso a um diário onde podiam colocar dados de peso, pressão arterial, circunferência da cintura, alimentos consumidos e atividade física praticada.

Screen Shot 2018-12-03 at 8.11.57 PM.png

O interessante é que após três meses, os homens do segundo grupo emagreceram 50% mais em relação ao primeiro grupo e continuaram perdendo peso mesmo após o final do projeto. O estudo mostra a importância do planejamento e monitoramento para o emagrecimento (Morgan et al., 2012).

Muita gente sabe exatamente onde estará amanhã às 11h mas não faz ideia do que comerá. Mas para quem quer emagrecer, preparar a lista de compras, preparar os alimentos e planejar tanto quando, como onde, quanto e o que comerá é super importante.

Você pode facilitar a sua vida, fazendo o pré-preparo com antecedência. Já deixe os cortes de carne, frango ou peixe porcionados, embalados e congelados. O mesmo pode ser feito com arroz, feijão, grão de bico, lentilhas, hamburgueres vegetarianos. Enquanto os alimentos prontos duram na geladeira entre 3 e 5 dias; congelados podem durar alguns meses. Até pedaços de frutas, já maduras, podem ser congeladas para depois serem usadas em vitaminas ou na refeição pré-treino.

Planeje e monitore, anotando o que comeu. Você pode usar uma agenda de papel, um aplicativo do computador ou mesmo um diário como o que eu disponibilizo lá no site:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!