Suplementação de coenzima Q10 na Síndrome de Down

A síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21) é acompanhada de alterações complexas no desenvolvimento contribuindo para dificuldades cognitivas, hipotonia muscular, defeitos cardíacos, maior susceptibilidade à doença de Alzheimer, diabetes tipo 2, obesidade e distúrbios imunológicos. 

Estudos recentes destacam o relacionamento entre o mau funcionamento das mitocôndrias, contribuindo para maior estresse oxidativo, envelhecimento precoce e risco aumentado para doença de Alzheimer.

A suplementação oral de coenzima Q10 parece reduzir o estado oxidativo e a oxidação do DNA. Discuto muitas questões relacionadas à suplementação de compostos específicos no curso online. Saiba mais aqui.

Compartilhe se achou interessante.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!