Yoga é aliada no tratamento da depressão

A cada 2 segundos uma pessoa tenta se matar no mundo e a cada 40 segundas uma, de fato, morre. Mas a depressão tem tratamento e tem cura. E não há nada de que se envergonhar. Sente-se mal? Procure ajuda! Depressão não tem nada a ver com preguiça, com ter ou não fé, com renda, com a cor da pele ou o gênero. O mundo nos vende que o lado material basta mas em meu consultório sempre observei que o ter (o carrão, a casa na praia, as roupas da moda, as viagens de primeira classe ao exterior) não protege ninguém contra esta doença. Falta algo e o vazio aumenta a ansiedade, a culpa, a insônia. 

O estresse excessivo associado a uma genética própria pode desorganizar o cérebro. O tratamento da depressão pode ser feito de várias formas, envolvendo atividade física, meditação, psicoterapia, uso de antidepressivos, terapias de neuromodulação, terapias hormonais,  correção de carências nutricionais e da disbiose intestinal.

Estudo de Halappa e colaboradores (2018) avaliou o efeito do yoga associado ou não a antidepressivos em certas funções neuropsicológicas em pacientes com depressão. Os pacientes receberam apenas medicação antidepressiva (n = 23) ou terapia de yoga com (n = 26) ou sem (n = 16) uso de antidepressivos. A depressão foi avaliada pela Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton, antes e 3 meses após o tratamento.Observou-se melhoria significativa nos testes após 3 meses de tratamento de yogaterapia, tanto na forma isolada como na forma combinada com medicamentos. Faça Yoga!

Outro estudo avaliou que técnicas do yoga (posturas físicas, respiratórios ou meditação) relacionavam-se melhor ao bem estar mental. A prática anterior de ásanas (posturas físicas) foi o melhor fator protetor contra o estresse psicológico, depressão e ansiedade (Franklin, Butler e Bentley, 2018). Apesar de mais estudos nesta área serem necessárias a dica que fica é: movimente-se!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/