Características da comunicação em saúde eficiente

A adequada comunicação em saúde é essencial para equipar a população com conhecimento suficiente para lidar com crises, surtos e epidemias como gripe, HIV / AIDS, dengue, malária, Zika, febre amarela etc. 

A comunicação em saúde bem feita faz com que as pessoas modifiquem comportamentos, estimula comunidades inteiras a adotarem medidas necessárias para prevenir doenças e proteger, manter e melhorar a saúde. Dentre estas medidas estão a alimentação saudável, prática regular de atividade física, proteção durante relações sexuais, evitação de álcool, tabaco e drogas. 

Para que os programas de comunicação em saúde tenham alto impacto deverão ser:

  • Precisos - ter conteúdo válido, sem erros de informação, interpretação ou julgamento.
  • Disponíveis - ser de fácil acesso para o maior número de pessoas possível (por meio de folder, cartaz, outdoor, conversas com profissionais de saúde, mensagens de texto, anúncios em TV, rádio, redes sociais, etc).
  • Compreensíveis - adaptados ao público alvo em termos de complexidade.
  • Equilibrados - o conteúdo apresenta os benefícios e riscos de ações potenciais ou reconhece perspectivs diferentes e válidas sobre o assunto.
  • Consistentes (1) internamente ao longo do tempo e (2) externamente, com as informações de outras fontes (o último é um problema quando outro conteúdo amplamente disponível não é preciso ou confiável).
  • Baseados em evidências científicas relevantes que tenham passado por revisão abrangente e análise rigorosa.
  • Confiáveis - a origem do conteúdo é credível e o conteúdo em si é mantido atualizado.
  • Periódicos - a entrega, acesso ao conteúdo é continuado ou  repetido ao longo do tempo, tanto para reforçar o impacto com um determinado público quanto para alcançar novas gerações.
  • Multifacetados - integrados a outras abordagens ou intervenções como mudanças de políticas, melhorias nos sistemas de prestação de serviços de saúde, na estrutura das escolas. 
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!