Gastamos 24 anos de nossas vidas dormindo!

A expectativa de vida do brasileiro é de 71,3 anos. Quem dorme 8 horas por dia passa 23 anos, nove meses e sete dias dormindo. É coisa, hein? Mas não é tempo perdido. Durante o sono as células de nosso corpo são reparadas, a imunidade é reforçada, radicais livres são neutralizados, toxinas são eliminadas e a memória é consolidada.

Durante o dia somos bombardeados por incontáveis estímulos vindos do ambiente, das conversas que temos, dos programas que assistimos, do ambiente onde trabalhamos ou estudamos, dos conteúdos que acessamos pela internet, do barulho das ruas, dentre tantos outros. Após processar tantas informações o cérebro fica exausto e precisa de um tempo para se reequilibrar.

Se você dorme menos do que o tempo necessário para o corpo se reparar compostos tóxicos acumulam-se, as células envelhecem mais rápido, a memória falha, a musculatura é consumida, a ansiedade aumenta, a pressão sanguínea se altera, a coordenação motora fica prejudicada, o raciocínio fica menos afiado, a prevalência de doenças físicas e mentais aumenta.

Você está dormindo bem? Deita e dorme ou fica rolando? E quanto à qualidade do sono? Você acorda sentindo-se disposto, cheio de energia? Para uma melhor qualidade do sono é importante ir para cama por volta das 22h e ficar longe dos aparelhos eletrônicos. Para muitos essa é a parte difícil mas é muito importante. Pesquisas mostram que a luz dos aparelhos celulares e tablets suprimem a produção de melatonina, hormônio com propriedades antioxidantes e indutoras do sono.  Escolha um bom colchão, escureça seu quarto, feche os olhos e foque a atenção em sua respiração. A prática fará com que você consiga relaxar e dormir naturalmente cada vez mais cedo.

Outra estratégia é fazer sua última refeição mais cedo (até às 20h) e dar preferência por alimentos de fácil digestão. Assim, quando deitar você estará mais confortável e não ficará rolando na cama por causa de gases, peso no estômago ou refluxo. Para saber mais sobre a alimentação adequada para uma noite bem dormida clique na imagem:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags