Pessoas que dormem menos apresentam maior risco de obesidade, diabetes e hipertensão

A falta de sono e o estresse podem alterar nossa composição corporal, aumentar o risco de obesidade, diabetes e hipertensão. Sempre que estamos estressados, física ou psicologicamente, entramos em uma resposta de luta ou fuga. Quando esse estresse é agudo nosso corpo se vira. Mas se é crônico, diário, acabamos produzindo cortisol excessivamente, o que aumenta a inflamação corporal (aumenta IL-6, TNF-alfa, proteína C-reativa) provocando efeitos metabólicos desfavoráveis como a resistência à insulina e a redução da dilatação dos vasos. 

O estresse e o cortisol também aumentam a compulsão alimentar, reduzem os níveis de serotonina e dopamina (hormônios que geram bem estar), interferem na produção de hormônios da tireóide e reduzem a taxa metabólica e a queima de gordura. Além disso, dormir menos do que precisa aumentará seu risco de ansiedade e depressão.

Todo mundo se estressa mas precisamos aprender a lidar com o mesmo, seja fazendo modificações de estilo de vida, seja meditando, praticando yoga, lutando karatê. Ferramentas adequadas para o combate ao estresse beneficiam a saúde e a forma física. Não troque suas horas preciosas de sono por Facebook, Instagram, Twitter ou qualquer outra rede social. O que fazemos hoje por nossa saúde determinará a velhice que teremos.

Alguns suplementos também contribuem para a redução do estresse como vitamina C, vitamina E, vitamina B6, ácido pantotênico, zinco, magnésio, GABA, N-acetil cisteína, DHA, Rhodiola Rosea e Aswagandha.

Para dormir bem suplementos como valeriana, melatonina, fosfatidilserina, L-triptofano ou, L-teanina. Converse com seu nutricionista para discutir a melhor opção para você.

Compartilhe se achou interessante.
Compartilhe se achou interessante.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags