Dia mundial da prematuridade

Hoje é o Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade. A data é celebrada em mais de 50 países e tem como objetivo pensar estratégias para a prevenção da prematuridade, além de estratégias para apoiar pais de prematuros.

Nascem cerca de 15 milhões de bebês prematuros todos os anos no mundo, ou um a cada dez nascidos. Bebês prematuros são aqueles que nascem antes da 37a semana gestacional. Crianças que nascem antes das 28 semanas são as de maior risco. Até 30% morrem e, entre as sobreviventes, muitas acabam sofrendo de paralisia cerebral, problemas visuais ou auditivos.

Os pais também sofrem muito! Muitos bebês passam meses na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Porém, a licença maternidade pode não cobrir o período. É comum mulheres perderem o emprego pois são forçadas a optarem pela criança ou pelo trabalho.  

Este ano o congresso aprovou no Brasil projeto que altera a Consolidação das Leis do Trabalho para, nos casos de parto prematuro, o período de internação do bebê não ser descontado da licença-maternidade. O projeto está parado, aguardando designação de relator. Se concorda com ele pode dar seu apoio no site do senado federal.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/