Nutrição influencia o funcionamento do cérebro

adhd-kansas-city-psychologist.jpg

Nosso cérebro está sempre "ligado". Ele trabalha de manhã, de tarde e à noite. Trabalha em casa, na escola, na rua. Trabalha quando estamos acordados e quando estamos dormindo, quando assistimos TV e quando lemos um livro. Controla tudo, do batimento cardíaco à evacuação e por toda a vida.

Isso significa que seu cérebro vai precisar de muita energia e constantemente. Esse combustível vem dos alimentos que consumimos. Assim, o que está no prato, o que você escolhe para seu café da manhã, lanches, almoço, jantar e ceia pode fazer toda a diferença em como seu cérebro funciona. E claro, como o cérebro de seus filhos funciona.

Se o cérebro recebe combustível adulterado não funciona tão bem. É como acontece com o motor do carro. Já quando o combustível para o tecido nervoso é de alta qualidade, rico em vitaminas, minerais, antioxidantes, substâncias antiiflamatórias, aminoácidos, ômega-3 a performance dessa máquina fica muito melhor.

Quando o cérebro é privado de uma nutrição de boa qualidade ou se os radicais livres e/ou substâncias inflamatórias circulam dentro do espaço fechado do cérebro, lesões podem aumentar. Na Síndrome de Down verifica-se maior acúmulo de proteínas do amilóide, o que acelera a progressão do Alzheimer.

Sabemos hoje que dietas ricas em açúcares refinados elevam a produção de insulina, aumentam o estresse oxidativo e a inflamação. Estudos mostram uma correlação positiva entre uma dieta rica em carboidratos simples e comprometimento da função cerebral, piora de transtornos do humor, depressão e hiperatividade.

O que comemos afeta a produção de neurotransmissores, substâncias que regulam o humor, o sono, o apetite, o ânimo, a dor, a aprendizagem...  O funcionamento do cérebro também é influenciado pela saúde e intestinal e pela quantidade de metais pesados que nele chegam. Estes assuntos serão discutidos no grupo de estudos em nutrição na Síndrome de Down que inicia-se no próximo sábado. Clique na imagem para saber mais:

Gostou? Por favor, compartilhe.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!