Hipometilação na Síndrome de Down

Pessoas com síndrome de Down frequentemente apresentam comprometimento intelectual, deficiência no crescimento, desordens imunes e endócrinas. Também é comum uma aceleração no processo de envelhecimento aumentando a incidência precoce de doenças como diabetes tipo 2, disfunções imunológicas e Alzheimer.

Muitos estudos tem relacionado deficiências nos processos de metilação do DNA com as questões anteriormente descritas (Ciccarone et al., 2017). Vitaminas do complexo B (especialmente B6, B9 e B12) são essenciais para metilar o DNA não deixando que o mesmo se expresse excessivamente. Por exemplo, quando genes associados ao Alzheimer estão excessivamente ativos o risco da doença aumenta. É justamente o que queremos evitar!

Discuto muitas questões relacionadas à suplementação de compostos específicos no curso online. Saiba mais aqui.

Gostou? Por favor, compartilhe.

Acompanhe novidades nesta temática pelo Telegram.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/