Estratégias para quem vive cansado

O cansaço constante é uma das queixas mais frequentes nos consultórios de nutrição. Pode ser comum, mas não é normal. O cansaço crônico é sinal de que não estamos respeitando os limites do corpo, que precisa de relaxamento e sono de qualidade para lidar com tudo o que enfrenta durante o dia. 

O cansaço excessivo também pode ser sintoma de problemas de saúde como anemia, depressão, apneia do sono, fibromialgia, doenças cardíacas ou pulmonares, hipotireoidismo, diabetes ou câncer. Por isso, não deixe de fazer seus exames periódicos.

Mas o mais comum mesmo é o excesso de atividades, a alimentação inadequada (que gera carências nutricionais), exposição a toxinas (álcool, cigarro ou outras drogas, agrotóxicos, poluição), mau funcionamento intestinal, estresse físico ou emocional. Isto tudo acaba exigindo muito das glândulas adrenais que começam a produzir muitos hormônios relacionados ao estresse como epinefrina e cortisol. 

O resultado é o cansaço extremo, a falta de desejo sexual, irritabilidade, ansiedade, apatia, perda da paciência e maior incidência de infecções. 

Para corrigir a bagunça é necessário (1) adotar uma dieta rica em vitamina C (laranja, limão, abacaxi, acerola, camu camu, tangerina), (2) evitar o consumo de café e outros estimulantes, especialmente no final da tarde, (3) dormir mais cedo, (4) restringir o uso de celular e computador após as 20h, procurar técnicas de relaxamento como yoga e meditação, socializar com amigos positivos, (5) consumir pelo menos 400g de frutas e verduras ao dia, (6) para quem está com problemas intestinais probióticos poderão ser indicados, mas converse antes com seu nutricionista.

Se você é vegano precisará também suplementar a vitamina B12. Saiba mais sobre este nutriente em meu vídeo:

Se você toma pouco sol avalie também seus níveis de vitamina D, um nutriente essencial para o sistema imune, para a prevenção de doenças e o controle do estresse. Por fim, não esqueça do ômega-3. A maioria dos brasileiros tem um consumo baixíssimo deste nutriente tão importante para coração, cérebro e sistema nervoso. 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!