Mentalidade adequada para o emagrecimento (Parte 3): Escala da fome e da saciedade

Você quando quando está na hora de comer ou come quando está com fome? Comer apenas quando sente fome e parar de comer quando está saciado é uma das mais importantes estratégias para quem deseja manter o peso saudável. É comum comermos no automático. Então, conscientemente, pare e pense: “Estou com fome?”. Você pode usar a escala da fome e da saciedade para ajudá-lo neste processo:

Mantendo essa escala em mente, o objetivo é manter seu corpo nessa faixa de 3 a 7. Ao fazer isso, você honra seu corpo e sua fome, em vez de abusar dela e criar ciclos viciosos de compulsão e restrição/dieta. Quebrar este ciclo é o que faz muita gente perder peso, naturalmente, sem dieta. É preciso alguma prática para se reconectar com esses sinais internos e para criar confiança na própria capacidade de fazer boas escolhas, mas com regularidade todos conseguem.

Enquanto vai comendo, sintonize-se com o nível de prazer que seu corpo está sentindo. O primeiro pedaço do bolo de chocolate é maravilhoso, mas e o quinto? A redução do prazer é sinal de que não precisa mais daquele alimento.

Outra parte do trabalho é pensar como deseja sentir-se não só enquanto está comendo, mas também depois de comer. Como quer sentir-se uma, duas ou três horas após comer o alimento? O bolo de chocolate vai proporcionar o que deseja, enquanto come e horas depois? A calma é muito importante. Ao invés de comer rápido, pare, respire fundo e pergunte-se: vale a pena? É o que realmente quero? Ou quero mesmo é ir ao cinema? Ou à praia? Ou dormir?

Para aprender mais e receber outras orientações ingresse no curso online “Alimentação consciente".

Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/