Dicas para manutenção do peso saudável

Você fez uma dieta e agora está voltando a engordar? Tenho algumas dicas para que você consiga manter o peso saudável conquistado:

- Evite guloseimas em casa. Você se descontrola em frente à caixa de chocolates, então não leve-a para casa. Quando quiser um bombom, saia com dinheiro suficiente, compre-o, aprecie-o mas não guarde vários deles perto de você.

- Faça uma lista de compras. Você quer comprar pão integral? Coloque o item na lista e quando for ao supermercado compre exatamente o que está escrito.

- Ganhou uma caixa de bombom de presente? Compartilhe com todos a sua volta.

- Vai passar muito tempo fora de casa? Leve uma das opções com você: chá, suco, água de coco, fruta fresca ou seca, castanhas ou outro alimento nutritivo. Assim, não precisará recorrer à cantina na hora da fome.

- Não coma se estiver entediado. Ligue para alguém ou vá dar uma volta.

- Não coma se estiver ansioso. Pratique yoga ou medite para relaxar.

- Diminua as porções de alimentos. Você comia um chocolate grande todo dia após a academia? Troque-o por um bombom pequeno, se não conseguir resistir.

- Não repita os pratos. Mastigue bem. Enquanto isso pouse o talher no prato. Perceba os sabores, aromas, texturas do alimento. Você rapidamente ficará saciado e não precisará repetir. Saiba mais no curso online.

- Mesmo nos finais de semana, coma frutas e verduras. E nunca deixe de lado sua salada, mesmo que esteja em um restaurante.

- No cinema, troque o saco de pipoca grande pelo pequeno e evite as versões com manteiga ou queijo.

- Faça uma "lancheira". Por exemplo, você sabe que ficará muito tempo no aeroporto antes de embarcar? Leve um sanduíche saudável, uma fruta ou um suco.

- Cuidado com o minibar dos hotéis. Se for ficar muitos dias, compre iogurte natural, frutas, sucos e até um queijo para consumir no lugar dos alimentos ultraprocessados.

- Consuma mais fibras. Frutas, verduras e cereais integrais (granola, pão, macarrão, arroz, quinoa, chia, linhaça, castanhas) melhoram o funcionamento intestinal e aumentam a sensação de saciedade.

- Beba mais água. Algumas pessoas confundem os sinais de sede com os de fome. Beba água toda vez que sentir fome e veja se ainda precisará comer algo fora do horário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!