Níveis ideais de açúcar no sangue para perda de peso

Os níveis normais de açúcar no sangue em jejum devem ficar entre 80 e 99 mg/dL. Níveis de açúcar no sangue abaixo de 70 mg/dL são considerados baixos (hipoglicêmicos) e níveis acima de 140 mg/dL após uma refeição são considerados altos (hiperglicêmicos).

Embora não existam números clinicamente estabelecidos que garantam a perda de peso, é fundamental manter os níveis de glicose em uma faixa saudável e minimizar variações drásticas. Isso diminuirá os desejos, melhorará o equilíbrio hormonal e aumentará a sensibilidade à insulina – todos associados a um peso saudável.

O monitoramento da glicose no sangue fornece uma imagem de onde você está atualmente e permite acompanhar as mudanças ao longo do tempo, permitindo que você entenda quais hábitos melhorarão sua saúde metabólica, equilibrarão seus hormônios e possibilitarão a perda de peso.

Eu utilizo um monitor contínuo de glicose (CGM) associado ao aplicativo Veri (disponível nos EUA e Europa) que fornece uma plataforma útil para identificar melhor as variações e respostas da glicemia à dieta e atividade física. Veja mais sobre isto no vídeo abaixo:

Além de controlar a dieta, evitando alimentos com alto índice glicêmico, você precisará movimentar seu corpo. O exercício regular ajuda a tornar as células mais receptivas à insulina, favorecendo o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/