Tipos de transtornos neurocognitivos

Transtorno neurocognitivo (antigamente chamado demência) é um termo geral que descreve uma variedade de sintomas que afetam o funcionamento cognitivo de uma pessoa, incluindo pensamento, memória, raciocínio, personalidade, humor e comportamento. Existem muitos tipos de transtornos neurocognitivos, sendo a doença de Alzheimer a mais comum. Pacientes com doença de Alzheimer têm placas e emaranhados em seus cérebros que danificam neurônios saudáveis. Existem fatores de risco genéticos (alterações de genes como PSEN, APP e APOE) e ambientais para a doença como intoxicação por metais pesados, traumatismo craniano, hipertensão, dislipidemias e diabetes.

Em segundo lugar está a demência vascular. Este tipo de demência é causado por danos aos vasos que fornecem sangue ao cérebro. Aterosclerose, hipertensão, diabetes, tabagismo e obesidade são alguns dos fatores que aumentam o risco deste tipo de demência. Existem também demências mistas, ou combinações de tipos de demência, sendo a combinação mais frequente Alzheimer + demência vascular.

Outro tipo de transtorno neurocognitivo é aquela gerada por corpos de Lewy. Corpos de Lewy são aglomerados anormais de proteína em forma de balão encontrados em pacientes com demência. É um tipo de demência comum em pacientes com Parkinson. Gera problemas de memória, concentração, dificuldades de reconhecer objetos, distúrbios do sono, tremores.

No ano passado, a família do ator de filmes de ação Bruce Willis anunciou que o mesmo foi diagnosticado com demência frontotemporal. O ator procurou tratamento por conta de sintomas de afasia - dificuldade com a linguagem que gera perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a fala ou escrita. Neste tipo de demência as células nervosas e suas conexões são perdidas no lobo frontal e temporal do cérebro. Existem vários tipos de demência frontotemporal. Uma é a doença de Pick com afasia.

Doença de Huntington. Distúrbio hereditário gerado pela mutação no gene HTT, que gera uma proteína anormal, que gradualmente danifica neurônios. A doença ataca áreas do cérebro que ajudam a controlar o movimento voluntário. Por isso, as pessoas que vivem com esta doença desenvolvem na fase adulta movimentos incontroláveis. Sintomas cognitivos e emocionais também são frequentes.

O transtorno neurocognitivo também pode ser causada pela doença de Creutzfeldt-Jakob. Esta é uma condição rara na qual proteínas chamadas príons fazem com que proteínas normais do cérebro comecem a se dobrar, comprometendo a função mental. Pode ser resultado de uma mutação genética rara (gene PrP que faz com que a proteína PrP normal se transforme em um príon, uma proteína infecciosa). Uma forma variante é adquirida ao comer carne contaminada de animais com encefalopatia espongiforme bovina (doença da vaca louca). Os sintomas são similares aos das outras demência com descoordenação muscular, problemas de memória, alterações emocionais.

Aprenda mais sobre nutrição e cérebro na plataforma https://t21.video

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/