O envelhecimento normal não afeta o reconhecimento, a inteligência ou a memória de longo prazo. Apesar de o envelhecimento ser associado ao declínio cognitivo leve (esquecimento ou troca de algumas palavras e alguns fatos recentes, mais distração…), o mesmo não deve afetar o funcionamento geral ou a capacidade de realizar atividades da vida diária.
CAUSAS DO DECLÍNIO COGNITIVO
Além do próprio envelhecimento, algumas questões de base precisam ser investigadas e, se for o caso, tratadas, pois interferem na cognição:
Depressão, estresse e ansiedade
Problemas de tireóide, rins ou fígado
Apneia do sono e outros distúrbios do sono
Doenças ou condições que afetam o fluxo sanguíneo no cérebro (tumores, coágulos sanguíneos, acidente vascular cerebral, lesão cerebral traumática, hidrocefalia de pressão normal)
Baixos níveis de vitamina B12 ou outros níveis de nutrientes
Problemas oculares ou auditivos
Infecções
Alcoolismo
Mutações de genes como APOE e PSEN
Baixo consumo de frutas e verduras
Estudos mostram a importância da diversificação da dieta para a boa memória. Comer alface, tomate e banana não basta. Quanto maior é a diversidade de vegetais que você consome, menor serão as chances de declínio cognitivo importante durante o processo de envelhecimento. Aprenda mais sobre nutrição e cérebro na plataforma https://t21.video