Dieta cetogênica no tratamento da síndrome dos ovários policísticos

Com a industrialização o consumo de alimentos ricos em carboidratos (biscoitos, bolos, pães, sucos, refrigerantes, doces) aumentou muito e, com isso, as mitocôndrias foram ficando mais preguiçosas. Esta via de geração exclusiva de energia a partir dos carboidratos pode contribuir para o desenvolvimento de doenças como diabetes, esteatose hepática, problemas cardíacos e ovários policísticos. Já nossos antepassados não tinham tanta disponibilidade de alimentos e usavam os estoques de gordura para sobreviver em momentos de carência.

Quando conseguimos voltar a gerar energia a partir das gorduras ganhamos em flexibilidade metabólica e reduzimos o risco de envelhecimento precoce, inclusive ovariano. Mulheres com ovários muito inflamados possuem mais problemas menstruais, hormonais e também dificuldade em engravidar.

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é ​ o distúrbio endócrino mais comum em mulheres em idade reprodutiva, com prevalência estimada variando de 6 a 15%, dependendo dos critérios diagnósticos utilizados.

As mulheres com SOP frequentemente possuem distúrbios menstruais, manifestações clínicas de hiperandrogenismo e infertilidade. O hirsutismo (excesso de pelos faciais) é uma apresentação clínica comum de hiperandrogenismo que ocorre em até 70% das mulheres com SOP.

Outros sinais comuns de SOP são: resistência à insulina, reversão da relação FSH/LH e obesidade. As mulheres com SOP tendem a possuir maior percentual de gordura visceral e subcutânea devido a níveis mais elevados de andrógenos.

Este artigo científico mostra o resultado de estratégia em que mulheres obesas com ovários policístico fizeram uma dieta cetogênica de 1.700 kcal, com aproximadamente 71% de gordura, 24% de proteína e 5% de carboidratos, suplementada de extratos vegetais.

Com 3 meses de dieta as mulheres perderam cerca de 10 Kg e os níveis de glicose, insulina, Homa-IR, triglicerídeos, colesterol e hormônios sexuais melhoraram.

Dieta cetogênica passo a passo: https://andreiatorres.com/cursos-online/dieta-cetogenica

PRECISA DE AJUDA? MARQUE SUA CONSULTA ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/