Grande parte da sua composição corporal é feita de proteínas. O corpo humano tem entre 50 e 65% de água, aproximadamente 15% a 17% de proteína, 12% a 14% de lipídios, 6% de minerais, 1,5% de carboidratos e menos de 1% de vitaminas. As proteínas são muito importantes e é delas que vamos falar hoje. Fazem parte de músculos (actina, miosina), tendões (proteoglicanos, glicoproteínas), enzimas, anticorpos, cabelo e unhas (alfa queratina), sangue (hemoglobina), pele (colágeno, elastina) etc. Existem também canais de íons no cérebro, feitos de proteínas e ainda clusters (conjuntos) de proteínas que atuam de diversas maneiras inclusive na duplicação do material genético durante a divisão celular.
De onde vem as proteínas que constituem o corpo humano?
A maioria das pessoas vai falar: vem da carne, do frango, do peixe, do tofu, da soja, do feijão. Mas na verdade a proteína que comemos não é transformada automaticamente na nossa proteína corporal. O que acontece é que o corpo quebra a proteína em aminoácidos e depois o nosso corpo junta tudo de novo em uma sequência que faz sentido para ele. Ou seja, o corpo produz suas próprias proteínas a partir dos aminoácidos que chegam pela alimentação.
Seu genoma (o conjunto do seu DNA) contém a informação que, em algum momento, será ativada para gerar proteínas. Seu DNA é seu livro de receitas. Mas como todo livro não serve pra nada se não houver sua leitura.
O colágeno, por exemplo, é formado por vários aminoácidos, especialmente glicina e prolina. Esta proteína estrutural é muito abundante na pele, sendo responsável por sua firmeza, elasticidade e integridade. Com o envelhecimento, há diminuição na síntese de colágeno, aumento da degradação e alterações em seus componentes da matriz.
Estrutura do colágeno
O colágeno do alimento ou do suplemento não é uma proteína completa (como a carne) pois não contém todos os aminoácidos essenciais. Existem mais de 26 tipos e colágenos descritos na literatura científica e localizados em diferentes tecido, sendo 5 os mais comuns:
Podemos suplementar colágeno animal ou sintético.
