O folato é fundamental para a síntese de ácidos nucleicos e aminoácidos. Seus intermediários, incluindo PABA, 6-metilpterina e ácido pteroico secretados por bactérias após a fermentação, atuam na manutenção do equilíbrio redox sob condições anaeróbicas.
O PABA é um composto aromático com um grupo carboxílico e amino ligado a um anel benzênico. Ele participa da transferência de elétrons durante a síntese do ácido di-hidropteroico.
Estrutura química da vitamina B9
A molécula de folato contém um anel de pterina, uma fração de PABA e uma cauda de poliglutamato. Está principalmente envolvida na síntese de ácido nucleico e reparo. Sua capacidade de transferência de carga ocorre principalmente durante a interconversão de suas várias formas, incluindo di-hidrofolato e tetra-hidrofolato. Além disso, a propriedade de transferência de carga do folato é crucial quando ele atua como uma coenzima no caso de metabolismo de um carbono e participa da transferência do grupo metil em várias reações bioquímicas.
O folato também está correlacionado com a regulação do estresse oxidativo-nitrosativo e também atua como um eliminador de radicais de íons hidroxila. Além disso, a proteína que atua como coletora de ROS demonstrou anteriormente diminuir com baixos níveis de moléculas de folato. Da mesma forma, foi relatado que o nível de glutationa mitocondrial é suprimido com os baixos níveis de folato. Entenda melhor no vídeo sobre o ciclo 1-carbono:
Nara, S., Parasher, G., Malhotra, B.D. et al. Novel role of folate (vitamin B9) released by fermenting bacteria under Human Intestine like environment. Sci Rep 13, 20226 (2023). https://doi.org/10.1038/s41598-023-47243-0