Como aumentar a produção de colágeno?

O colágeno é uma proteína abundante no corpo humano, atuando como uma cola que une os tecidos. Importância:

👱‍♀️ Pele: O colágeno é responsável pela elasticidade e firmeza da pele. Com a idade, a produção natural de colágeno diminui, levando ao aparecimento de rugas, linhas de expressão e flacidez.

🦴 Cartilagens e ossos: O colágeno fortalece as articulações, proporcionando maior flexibilidade e reduzindo o risco de lesões. Ele também contribui para a saúde dos ossos, ajudando a prevenir a osteoporose.

💪 Músculos: O colágeno auxilia na reparação dos tecidos musculares após o exercício físico e contribui para a força e resistência muscular.

💇‍♀️ Cabelos e 💅 unhas: O colágeno fortalece os cabelos e unhas, deixando-os mais saudáveis e resistentes à quebra.

Outros benefícios: O colágeno está envolvido em diversos outros processos do organismo, como a cicatrização de feridas, a saúde intestinal e a função imunológica.

Formas de aumentar os níveis de colágeno

Alimentação: Consumir alimentos ricos em colágeno ou aminoácidos (como lisina e prolina) como carnes, peixes, ovos, micronutrientes presentes em frutas, legumes, sementes (vitamina C, zinco, cobre, silício), para ajudar a estimular a produção natural de colágeno.

Comer as sementes do maracujá pois são ricas em piceatanol, um composto fenólico com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, capazes de reduzirem a velocidade de envelhecimento.

O piceatanol também estimula fibroblastos, células produtoras de colágeno e inibe metaloproteinases que degradam colágeno. Apenas 1 grama da semente de maracujá fornece 5 mg de piceatanol, quantidade suficiente para este efeito (Maruki-Uchida et al., 2018).

Suplementos: Os suplementos de colágeno são uma opção para quem busca aumentar rapidamente os níveis dessa proteína no organismo. O biocolin da central nutrition é fonte de colágeno, silício, vitamina C, zinco, antioxidantes: https://amzn.to/3WWMlfP. A suplementação de colágeno por 12 semanas suaviza as rugas, melhora a elasticidade, hidratação e a barreira protetora da pele (Kim et al., 2022).

Estilo de vida saudável: Praticar atividades físicas regularmente, dormir bem, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, e proteger a pele do sol são hábitos que contribuem para a produção de colágeno.

Aprenda mais no curso online em nutrição e estética

Consultas de nutrição: www.andreiatorres.com/consultoria

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/