A redução de dinucleotídeo adenina nicotinamida (NAD+) é uma marca registrada do envelhecimento e da sarcopenia, a perda do músculo esquelético que ocorre em indivíduos mais velhos.
Estratégias que aumentem o NAD+ são fundamentais para a prevenção de doenças precoces associadas ao envelhecimento. Atividade física, sauna, dieta cetogênica, suplementação de complexo B (especialmente B3), de NAD+ ou NADH são algumas das estratégias descritas na literatura.
Agora, uma pesquisa publicada em 2024 na Nature Metabolism (PMID: 38504132) mostrou uma ligação entre os níveis circulantes de trigonelina (um alcalóide natural encontrado no café, sementes de feno-grego e de estrutura semelhante à vitamina B3 - ácido nicotínico) e a saúde muscular.
Os níveis de trigonelina estão reduzidos em indivíduos sarcopênicos. Assim, aumentar esta substância é importante, já que melhora a força muscular, mitocondrial e energética, promovendo aumento de NAD+.
Tomar café aumenta a trigonelina? Embora a trigonelina seja encontrada naturalmente no café e seja estruturalmente semelhante ao ácido nicotínico, a ingestão da bebida não aumentou os níveis deste alcalóide no sangue de humanos. Curiosamente, os níveis de trigonelina foram positivamente correlacionados com a ingestão de outros nutrientes como fibras e ácido fólico (vitamina B9). Mais pesquisas são necessárias para compreender melhor o impacto que a nutrição nos níveis circulantes de trigonelina.
Estudos epidemiológicos anteriores haviam demonstrado que o café estava associado à menor incidência de sarcopenia em diferentes populações. Contudo, outros fatores parecem mais importantes, como a própria atividade física.