Quando me tornei anoréxica aos 15 anos, não tinha ideia de quão longo seria o caminho para a recuperação. Quando saí para o tratamento aos 17, fiquei nervosa sobre "desistir" da anorexia e me perguntei como seria "voltar ao normal".
Eu não tinha ideia de que poderia ter meu peso restaurado e ainda ser anoréxica, e é claro que foi isso que aconteceu apesar da hospitalização, anos de terapia individual e familiar e muitos programas ambulatoriais.
Percebi que "desistir" da anorexia não era uma opção. Embora eu achasse que poderia acabar com isso, não tinha acabado comigo. Depois de 15 anos vivendo com essa doença, parecia que não havia saída. Eu usava álcool e drogas para fugir dos meus pensamentos. Sempre que ficava sóbria, a anorexia estava lá - esperando por mim - de braços abertos. Não houve um único dia em todos esses anos em que a anorexia me deu uma trégua.
Quando descobri a possibilidade de alívio com a Terapia Metabólica Cetogênica, o medo de ganhar peso e quebrar minha rotina habitual era muito assustador e não consegui começar. Não havia treinadores para me orientar. Depois de vários anos de sofrimento, aos 29 anos, arrisquei.
Depois de apenas algumas semanas no programa, comecei a notar mudanças no meu pensamento. Eu podia sentir curtos períodos de alívio de todas as tarefas que a anorexia me ordenava fazer. Eu podia ouvir minha própria vozinha na minha cabeça lutando contra a voz muito mais alta e cruel da anorexia.
Depois de dois meses, me senti melhor do que nos últimos quinze anos. Eu não conseguia acreditar. A parte mais surpreendente de tudo era que eu não estava ganhando toneladas de peso como eu esperava e temia. Eu acordava de manhã e não ouvia a lista interminável de tarefas.
Durante as primeiras semanas de silêncio, prendi a respiração pensando que ela voltaria. Quatro anos depois, ainda não ouço a voz. Eu como quando quero e me exercito quando quero. Posso ter amigos e relacionamentos e me sentir conectada a outros de uma forma que nunca poderia enquanto estava constantemente distraída pela Anorexia. Sinto-me viva e conectada ao mundo. Este programa de tratamento de anorexia transformou completamente minha vida." - Caroline Beckwith
A jornada da Caroline abriu um campo de pesquisa em que se associa a dieta cetogênica com a medicação ketamina. Leia sobre o tema neste artigo e neste outro e também nesta entrevista:
Aprenda mais sobre as terapias metabólicas cetogênicas na plataforma https://t21.video
Agende aqui sua consulta de nutrição online para conversarmos sobre a cetose nutricional no tratamento da anorexia.