Funções da Cisteína

A cisteína é um aminoácido que contém enxofre. Mesmo sendo descrito como um aminoácido “não essencial”, em condições de alta demanda de nutrientes, torna-se essencial. No fígado, uma via metabólica específica chamada transulfuração permite o fornecimento de cisteína pela conversão de um aminoácido essencial: a metionina. No entanto, esta interconversão de aminoácidos é insuficiente para fornecer as necessidades de cisteína das células cancerígenas que se dividem rapidamente

  • Funções principais da cisteína:

    1. Produção de queratina: Essencial para a saúde de cabelos, pele e unhas.

    2. Antioxidante: Contribui para a formação de glutationa, protegendo as células contra danos oxidativos.

    3. Saúde celular: Participa na desintoxicação de radicais livres e na regeneração celular.

  • Fontes alimentares:
    Alimentos ricos em proteínas, como carne, ovos, laticínios, peixe, nozes e sementes.

Reserva de cisteína

A cisteína é convertida em cistina oxidada extracelular que é importada às custas de uma molécula de glutamato. A cistina importada é então reduzida a cisteína pela cistina redutase (CR) (1). A cistina é composta por duas moléculas de cisteína ligadas por uma ponte dissulfeto e contribui para os níveis deste aminoácido em nosso coropo.

Pool de cisteína (Reserva de cisteína) - Daher, Vučetić, & Pouysségur, 2020

A conversão da metionina leva à síntese de cisteína através da via de transulfuração (2). Duas etapas importantes nesta síntese são a conversão de homocisteína em cistationina pela cistationina β-sintase (CBS) e a síntese de cisteína a partir de cistationina pela cistationase (CTH). A degradação da glutationa (GSH) via CHAC1 intracelularmente fornece fornecimento de cisteína (3). GSH, de fontes exógenas ou exportado de células via exportador de Proteína 1 de Resistência a Multidrogas (MRP1), é clivado extracelularmente pela γ-Glutamil transferase (GGT) formando substrato γ-Glutamil-X e Cisteinil-Glicina. Este dipeptídeo Cisteinil-Glicina pode ser potencialmente transportado via PEPT2 ou clivado pela dipeptidase liberando cisteína e glicina (5). A porção γ-Glutamil pode ser complexada com cisto(e)ina extracelular disponível, formando γ-Glutamil-cisteína. O fornecimento de cisteína do GSH é uma das principais funções do ciclo γ-Glutamil (4).

Importância da cisteína para a proteção cerebral

A partir do metabolismo da cisteína é produzida a glutationa (GSH), um tripeptídeo composto por três aminoácidos: glicina, cisteína e glutamato. É considerada um dos mais poderosos antioxidantes naturais produzidos pelo corpo.

  • Funções principais:

    1. Antioxidante: Neutraliza radicais livres, prevenindo danos às células.

    2. Desintoxicação: Ajuda na eliminação de toxinas e metais pesados no fígado.

    3. Sistema imunológico: Fortalece a resposta imunológica, protegendo contra infecções.

    4. Regeneração de outros antioxidantes: Como as vitaminas C e E.

    5. Proteção contra doenças: Reduz o risco de doenças crônicas associadas ao estresse oxidativo, incluindo as doenças neurodengerativas.

Como a glutationa é produzida?
A glutationa é sintetizada no fígado a partir dos aminoácidos cisteína, glicina e glutamato.

Síntese de glutationa - Legenda: AA, aminoácidos; Cys, cisteína; CysGly, cisteinilglicina; GCL, γ-glutamilcisteína ligase; GCT, γ-glutamil ciclotransferase; γGT, γ-glutamil transpeptidase; γGluCys, γ-glutamilcisteína; Glu, glutamato; Gly, glicina; G6PDH, glicose-6-fosfato desidrogenase; GPx, glutationa peroxidase; GR, glutationa redutase; GS, glutationa sintetase; GSH, glutationa; GSSG, dissulfeto de glutationa; GST, glutationa-S-transferase; H2O2, peróxido de hidrogênio; NADPH, fosfato de dinucleotídeo de nicotinamida adenina; 5-OP, 5-oxoprolina; 5-OPase, 5-oxoprolinase; ROH, álcool; ROOH, hidroperóxido.(Aoyama, & Nakaki, 2013)

Fontes alimentares de glutationa
A produção endógena é a principal via, mas pode ser aumentada pelo consumo de alimentos ricos em cisteína, como brócolis, alho, espinafre e carnes magras, ou através de suplementos de glutationa.

Fontes de cisteína na dieta por 100g de alimentos:

  • Peito de frango cozido - 1,3g

  • Carne de porco cozida - 1,1g

  • Carne de boi cozida - 1,1g

  • Queijo parmesão - 1,0g

  • Ovos cozidos - 1,0g

  • Peixe assado - 0,8g

  • Tofu - 0,6g

  • Amêndoas - 0,5g

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/