Causas da boca seca

A boca seca pode ocorrer quando as glândulas salivares da boca não produzem saliva suficiente. Isso geralmente é resultado de desidratação, o que significa que você não tem líquido suficiente em seu corpo para produzir a saliva necessária à lubrificação das mucosas. Esta é a causa número 1. Mas, se você hidrata-se super bem e ainda assim sente a boca seca, precisará pesquisar outros fatores que contribuem para o ressecamento da mucosa bucal.

Causas da boca seca

  • Uso de medicamentos como antidepressivos, anti-histamínicos e diuréticos.

  • Alergias respiratórias e nariz entupido. Respirar pela boca resseca as mucosas.

  • Apneia do sono ou roncos. Se você dorme de boca aberta as chances de ressecamento são maiores.

  • Pré-diabetes e diabetes – se os níveis de glicose estão altos, muita água é puxada para os vasos na tentativa de diluir este açúcar que está em excesso.

  • Radioterapia na cabeça e pescoço podem causar inflamação das glândulas salivares (mucosite).

  • Síndrome de Sjögren – uma condição em que o sistema imunológico ataca e danifica as glândulas salivares. Medicação como pilocarpina pode ser necessária.

  • Transtorno de ansiedade. Quando ficamos muito ansiosos a boca seca também e esta é uma causa frequente de boca seca.

  • Hipotireoidismo - afeta o metabolismo geral. Avaliar não só TSH, T3 reverso, T3 e T4, mas também a relação T3/T4 livres para análise da conversão

  • Alterações hormonais na perimenopausa e menopausam geram ressecamento de várias mucosas.

Após a descoberta do fator causal, o tratamento começa. Sem tratamento surgem outras questões. Apneia do sono não tratada aumenta o risco de hipertensão, insuficiência cardíaca e diabetes. Diabetes não tratado aumenta o risco de problemas nos olhos, nos rins, nos vasos, no coração. A ansiedade descontrolada gera distúrbios do sono, cansaço excessivo, perda de produtividade, dificuldade respiratória, vertigens, arritimia cardíaca, dores musculares. Ou seja, é uma bola de neve.

Além disso, a boca seca gera mau hálito, aumenta o risco de infecções bucais, candidíase oral, cárie dentária. Se for grave gera dificuldade para falar, comer ou engolir. Mantenha uma boa higiene oral e consultas regulares com seu dentista. Se houver suspeita de medicação como a causa de sua boca seca, seu médico pode reduzir sua dose ou sugerir uma medicação alternativa.

Dicas da nutri

  • Aumente a ingestão de líquidos – tome goles regulares de água fria ou chá sem açúcar;

  • Chube cubos de gelo;

  • Evite álcool e enxaguantes bucais à base de álcool;

  • Evite substâncias que ressecam ainda mais a mucosa, como bebidas contendo cafeína, tabaco e Cannabis;

  • Utilize um substituto de saliva específico para xerostomia (boca seca), como bioxtra ou outro produto indicado por seu médico ou dentista (Brasil) ou bioxtra, kin Hidrat ou xerostom (Europa);

  • Chicletes de menta ou romã contendo xilitol (xylident) estimulam as glândulas salivares a produzir mais saliva.

Se o seu problema é a ansiedade exacerbada

Pratique atividade física, faça yoga, tente reduzir a carga de trabalho, melhore a qualidade do sono, alimente-se bem e marque uma consulta para conversarmos sobre sua suplementação. Nutrientes que aumentam GABA, que modulam a bionergética cerebral, melhoram a função mitocondrial, reduzem a neuroinflamação são muito benvindos.

Você é profissional de saúde e não entendo sobre suplementação nesta área? Acesse na plataforma T21 os vídeos sobre neurotransmissores e psiconutrição.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/