Muitos genes codificam enzimas, que aceleram reações químicas. Estas enzimas requerem cofatores e substratos específicos para funcionar corretamente. Estes cofatores podem ser vitaminas ou minerais que chegam até as células pela dieta.
A nutrigenômica é uma ciência nascida da uma necessidade de entendermos como certos nutrientes (ou a falta deles) afetam a expressão de genes. Dependendo de como os genes comportam-se, podemos produzir mais radicais livres, substâncias inflamatórias, não conseguir produzir antioxidantes, anticorpos, hormônios, neurotransmissores…
Genética e ambiente alterados (incluindo má alimentação) contribuem para a maior incidência de obesidade e doenças cardiovasculares, depressão, ansiedade, problemas de memória, câncer, doenças autoimunes, dentre tantas outras questões de saúde.
As informações contidas em nossos genes precisam ser lidas quando precisamos produzir algo. Para isto, a fita de DNA desenrola-se. Por outro lado, o DNA não pode ficar exposto o tempo todo pois isto aumenta a probabilidade de ocorrência de erros e danos.
É aqui que entra a metilação, um mecanismos epigenético que altera como o DNA comporta-se. Seu epigenoma representa as mudanças estruturais e químicas gerados por processos como metilação. Metilação, nada mais é que a união do grupo metil (-CH3) ao carbono 5 do anel de nucleotídeo da citosina para formar 5-metilcitosina.
Quando metilados, os genes expressam-se menos. O silenciamento de genes relacionados à doenças seria desejável. Apesar da sequência de DNA não mudar, podemos alterar o epigenoma com nosso estilo de vida. Testes que avaliam a metilação do DNA nos trazem respostas e mostram-se promissores para capturar um grande número de características biológicas associadas ao envelhecimento.
A aceleração da idade epigenética está associada a problemas de saúde e maior risco de morte. Os biomarcadores de metilação do DNA são hoje considerados a tecnologia perfeita para medir o envelhecimento. Acabei de receber o resultado do meu teste epigenético e comento neste vídeo: