A biodisponibilidade de um nutriente é a fração do mesmo que chegará ao órgão alvo para exercer sua função. Esta disponibilidade depende de uma série de fatores:
Tipo de nutriente
Tipo de ligação que o nutriente faz com outras moléculas do alimento ou suplemento
Quantidade consumida
Matriz na qual a molécula está incorporada
Presença de atenuantes de absorção, como medicamentos ou excesso de fibras
etc
Assim, qualquer produto dietético natural ou suplemento dietético deve ser considerado em conjunto com as outras substâncias que possam atuar de forma sinérgica, aumentando ou diminuindo sua biodisponibilidade e efeitos biológicos finais.
Por exemplo, a biodisponibilidade da vitamina C, natural ou sintética, pode ser modificada pela presença de flavonóides da dieta. Os flavonóides são vários compostos encontrados naturalmente em muitas frutas, vegetais, chás, chocolate. Existem seis tipos diferentes de flavonóides encontrados nos alimentos, e cada tipo é decomposto pelo corpo de uma maneira diferente. Os flavonóides podem bloquear a absorção da vitamina C, mas também podem reduzir alguns oxidantes, levando a um aumento na relação vitamina C/DHA.
A vitamina C é parcialmente oxidada em desidroascorbato (DHA) em um ambiente rico em oxigênio. Os transportadores dependentes de sódio (SVCT1 e SVCT2), carreiam a vitamina C, enquanto o DHA é absorvido pelo transportador de glicose GLUTn.
A vitamina C/DHA pode ser tomada como ácido ascórbico natural ou sintético, e este último pode ser administrado por via oral (com ou sem alimentos) ou por via intravenosa. A concentração final de vitamina C em circulação depende não apenas da via de ingestão, mas também da sua excreção e da ação de outros compostos dietéticos, incluindo glicose e flavonóides.
No entanto, muitos flavonóides apresentam propriedades antioxidantes e sua ação pode poupar as moléculas de vitamina C que, de outra forma, seriam oxidadas (atacadas por radicais livres).
O melhor livro em lingua portuguesa sobre disponibilidade de nutrientes é o da Dra. Silvia Cozzolino, disponível aqui.