Pão de baixo índice glicêmico ajuda na perda de peso e no controle dos níveis de glicose e insulina

Um erro comum na dieta de muitas pessoas é o baixo consumo de fibras. Este baixo consuma prejudica o controle da glicemia, do colesterol e aumenta o risco de câncer de intestino. Você pode aumentar o seu consumo de fibras com vegetais como almeirão, aipo, agrião, alface, coentro, couve-flor, espinafre, couve, mostarda, rúcula, brócolis, acelga, repolho, abobrinha e cebolinha. Você também pode usar sementes como chia, linhaça, gergelim para aumentar fibras. Fora isso, existem fibras como o psyllium que podem ser usados misturado ao iogurte, à sorvetes e até nas receitas de pães de baixo índice glicêmico:

Vantagens dos pães de baixo índice glicêmico

Em um estudo, 80 voluntários adultos com excesso de peso foram divididos em dois grupos. O primeiro grupo consumiu pão de centeio integral moído (controle), o segundo grupo consumiu um pão com baixo teor de carboidratos.

Esta simples troca fez com que os indivíduos do segundo grupo apresentaram menos picos de glicemia e insulina e perdessem quase 2 kg, enquanto os indivíduos do primeiro grupo permaneceram com o mesmo peso após 3 meses de intervenção (Kempf et al., 2023).

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/