Qual é a dose segura de vitamina D?

A dose diária considerada segura para vitamina D é de 4.000 UI/dia. Se você precisar de dosagens maiores precisará de um acompanhamento médico. “Mas nutri, vejo pessoas usando 10.000, 20.000, 50.000 UI. Será que 4.000 UI não é pouco?”.

Calma, calma. Muitos trabalhos mostram maior segurança e excelentes resultados com suplementação de vitamina D em doses mais baixas e por tempo maior.

Um destes estudos, publicado no British Medical Journal, mostrou o acompanhamento de mais de 25.000 indivíduos por cerca de 5,3 anos. O estudo mostrou que aqueles que suplementaram 2000UI/dia de vitamina D tiveram uma incidência de doença autoimune 22% menor (Hahn et al., 2021).

Doses maiores não querem dizer doses melhores. Contudo, pacientes já com doença autoimune diagnosticada precisarão de doses maiores. Precisa de ajuda? Marque aqui sua consulta de nutrição online.

O livro de Michael F. Holick, "Vitamina D", é considerado uma referência essencial sobre a vitamina D. Ele oferece informações detalhadas sobre a importância este hormônio e como ele melhorar a saúde de todos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/