Fatores de risco para fibromas uterinos

Os leiomiomas uterinos (também conhecidos como fibroide, mioma uterino ou fibromioma) são os tumores mais frequentes em mulheres em idade reprodutiva. A origem dessas neoplasias benignas é multifatorial (Szydłowska et al., 2022).

Causas dos miomas uterinos

Fatores genéticos, inflamatórios, hormonais e outros associados desempenham um papel importante no desenvolvimento de miomas uterinos, como representado na figura abaixo:

Dieta variada, boa microbiota, consumo de fitoquímicos e fibras ajudam a prevenir os fibromas, enquanto fumo, deviciências nutricionais, contato com metais pesados e disruptores endócrinos são fatores que contribuem para a doença.

Tratamentos possíveis

  • Melhoria no estilo de vida

  • Correção de carências nutricionais

  • Tratamento da disbiose intestinal

  • Uso de hormônio

  • Cirurgia

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/