Prevenção de tratamento da infecção urinária

Infecções do Trato Urinário (ITUs) afetam mundialmente mais de 150 milhões de pessoas, estando entre as condições médicas mais comuns e recorrentes, especialmente para as mulheres, já que possuem uma uretra mais curta que os homens.

O primeiro passo para o desenvolvimento da infecção é a adesão de certas bactérias ao trato urinário. Essa adesão acontece pois as bactérias possuem fímbrias, que são como “braços” que servem para se agarrar às paredes do trato urinário. 

As fímbrias produzem um tipo de “cola” chamada adesina que fortalece a adesão, possibilitando que as bactérias se multipliquem e produzam toxinas que causam danos às células da uretra e da bexiga. Uma vez no trato urinário, as bactérias enfrentam uma formidável combinação de mecanismos de defesa que incluem o aumento do volume de urina e a produção de substâncias antimicrobianas.

No entanto, essa defesa pode ser prejudicada em momentos de estresse ou de carências nutricionais, situações que fazem a imunidade ser menos eficiente. A maioria das ITUs são tratadas com antibióticos. Contudo, se a pessoa tem infecções recorrentes precisa prevenir a infecção, melhorando a imunidade (com mais proteína, antioxidantes, vitamina D na dieta) e com o uso de D-manose e do Cranberry (arando), que também servem para o tratamento.

Como tratar infecção urinária de forma natural?

Antibióticos não devem ser usados o tempo todo. Geram distúrbios gástricos, pioram a microbiota, podem causar diarreia e, nas mulheres, maior risco de infecções vaginais por leveduras/fungos. Além disso, o uso constante de antibióticos gera resistência aos mesmos.

Extrato de cranberry (arando ou oxicoco) e D-manose possuem benefícios comprovados no tratamento de infecções do trato urinário. A D-manose é uma substância produzida no próprio corpo e também encontrada em alimentos como brócolis, berinjela, feijão, amora, maçã, pêssego e, em muito maior quantidade no cranberry, que também pode ser suplementado.

Quando as fimbrias das bactérias ligam-se à D-manose não conseguem aderir à superfície do trato urinário e são expulsas da bexiga pela urina. A D-manose também atua na ativação da proteína Tamm-Horsfall, que desempenha papel fundamental na defesa do organismo contra as infecções do trato urinário. O uso de 2g de D-manose ao dia, por 6 meses, reduz significativamente o risco de novas infecções (Kranjčec, Papeš, & Altarac, 2014).

Cranberries (particularmente na forma de suco de cranberry) têm sido amplamente utilizados por várias décadas para a prevenção e tratamento de ITUs. Contêm ácido quínico, ácido málico e ácido cítrico, substâncias que tornam a urina mais ácida e impedem que as bactérias (particularmente E. coli) adiram (grudem) às células uroepiteliais que revestem a parede da bexiga (Williams et al., 2023). Existem estudos com suco de Cranberry mas as doses variam muito entre os mesmos (de 120 a 1.000 mL/dia). Provavelmente os próprios estudos padronizarão o composto bioativo do cranberry (proantocianidina pra melhorar comparação e prescrições mais precisas).

8 hábitos para a boa saúde do trato urinário

Quem quer evitar a infecção urinária pode adotar práticas que diminuem o risco de aparecimento. Confira:

  1. Beber muita água durante todo o dia ou bebidas com ação diurética (chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce) – isso ajuda a diluir a urina e aumenta a excreção urinária.

  2. Urinar sempre que sentir vontade – não segure a urina.

  3. Para mulheres, após urinar ou realizar suas necessidades fisiológicas, sempre limpar a região da frente para trás (e nunca o contrário!) e dar preferência ao uso de papel higiênico sem perfume. O uso de lenço umedecido também é uma recomendação eficaz, desde que não contenha perfume.

  4. Evitar banhos de banheira.

  5. Higienizar a área íntima antes e depois da relação sexual, e urinar após o ato.

  6. Evitar o uso de desodorantes íntimos, pois podem causar irritação.

  7. Dar preferência aos absorventes feitos de algodão.

  8. Utilizar 2g de D-manose ao dia, caso você tenha infecções urinárias recorrentes (melhor marca na Europa, com 2g de D-mannose, 50mg de Cranberry por sachê - 500 mcg de proantocianidinas). No Brasil, podemos fazer a prescrição magistral para farmácia de manipulação.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/