Corpos cetônicos (acetona, ácido acetoacético e beta-hidroxibutirato) são uma fonte alternativa de combustível para o corpo. Possuem efeito anticonvulsivante e neuroprotetor, sendo muito úteis para quem tem epilepsia ou doenças neurodegenerativas.
Também reduzem o apetite e a compulsão alimentar, sendo bastante interessantes em dietas de emagrecimento e também no tratamento de transtornos alimentares.
Estudos mais recentes mostram que os corpos cetônicos também aumentam a eficácia do tratamento de vários tipos de câncer. Existem várias formas de entrarmos em cetose como jejum, atividade física e dieta cetogênica.
Para saber se estas estratégias estão dando certo, indica-se o cálculo do índice de glicose/corpos cetônicos. Esta métrica permite o monitoramento do estado de saúde metabólica.
Cálculo do índice glicose/corpos cetônicos (GKI, em inglês)
GKI = [Resultado da Glicemia (em mg/dL) ÷ 18] ÷ Resultado de Corpos cetônicos no sangue (beta-hidroxibutirato).
Ao dividir o resultado da glicemia por 18, ele converte a leitura de mg/dL para mmol/L. A calculadora abaixo fará o cálculo automaticamente para você:
Calculadora de GKI
Interpretação dos resultados
Índice ≥9: Você ainda não atingiu a cetose.
Índice entre 6 e 9: Você está em um baixo nível de cetose. Ideal para qualquer pessoa cujo objetivo seja perder peso ou manter o peso ideal.
Índice entre 3 e 6: Você está em um nível moderado de cetose. Ideal para quem tem diabetes tipo 2, obesidade ou resistência à insulina
Índice ≤3: Você está em um alto nível terapêutico de cetose. Ideal para pacientes com câncer, epilepsia, doença de Alzheimer, doença de Parkinson.
APARELHOS PARA MONITORAÇÃO DE GLICOSE E CORPOS CETÔNICOS:
BRASIL - Freestyle Optium Neo
EUA - KetoMojo
EUROPA - KetoMojo e GoKeto
CHINA - Sibionics - monitores contínuos
APRENDA MAIS NA PLATAFORMA HTTPS://T21.VIDEO