O câncer colorretal está entre as formas mais frequentes de câncer, e novas estratégias para sua prevenção e terapia são urgentemente necessárias. Estudos experimentais mostram que as dietas cetogênicas exibem um forte efeito inibitório do tumor. Um dos corpos cetônicos, o β-hidroxibutirato (BHB), mostra-se capaz de reduzir a proliferação de células da cripta colônica e suprimir potentemente o crescimento de tumores intestinais.
O BHB atua através do receptor de superfície Hcar2 e induz o regulador transcricional Hopx, alterando assim a expressão gênica e inibindo a proliferação celular (Dmitrieva-Posocco et al., 2022). Aprenda mais sobre o tema na plataforma https://t21.video sobre terapias metabólicas.
Os corpos cetônicos são produzidos pelo fígado quando jejuamos ou seguimos uma dieta cetogênica e o BHB é o principal corpo cetônico encontrado em circulação. Outra forma de aumentar BHB é com o uso de suplementos orais de triglicerídeos de cadeia média (especialmente C8) ou corpos cetônicos exógenos (sais ou ésteres de cetonas). O uso dos suplementos tem mostrado-se surpreendentemente semelhantes aos resultados obtidos com a dieta cetogênica, replicando os efeitos supressores do tumor. Caso precise de ajuda marque aqui sua consulta de nutrição online.
As células cancerígenas são incapazes de usar os corpos cetônicos para obter energia, privando-as da energia necessária para a progressão e sobrevivência (Tamraz, Al Ghossaini, & Temraz, 2023). A capacidade do BHB de suprimir o crescimento das células que revestem o cólon pode ser uma maneira de preservar a energia, pois a renovação das células consome muita energia. Existem ensaios clínicos em andamento sobre os efeitos da suplementação de cetonas em humanos já submetidos à cirurgia de intestino para tratamento do câncer de cólon. Assim que os resultados forem publicados escrevo um novo artigo.
Não deixe de acompanhar meu canal no Youtube.