CÂNCER: UMA DOENÇA METABÓLICA?

O câncer é uma das principais doenças de mortalidade e está afligindo mais pessoas hoje do que nunca. No livro Câncer como doença metabólica, o professor da universidade de Boston, Dr. Seyfried elabora a teoria de que o câncer não é tanto resultado de mutações genéticas, e sim, muito mais uma desregulação metabólica. A teoria foi sugerida pela primeira vez por Otto Warburg, prêmio nobel de 1931.

Ainda não vencemos a luta contra o câncer, apesar da enorme investigação das principais empresas farmacêuticas e centros médicos em todo o mundo. O Dr. Seyfried insiste que o câncer permaneceu incurável em grande parte devido a uma incompreensão de sua origem, biologia e metabolismo.

Para um crescente grupo de pesquisadores o câncer é uma doença metabólica envolvendo disfunção mitocondrial e insuficiência respiratória. O perfil metabólico observado em células cancerígenas inclui aumento do consumo de glicose e glutamina, aumento da glicólise, alterações no uso de isoformas de enzimas metabólicas e aumento da secreção de lactato.

A respiração celular é o processo pelo qual as células usam oxigênio para obter sua energia através da fosforilação oxidativa. De acordo com a teoria de Warburg, a insuficiência respiratória é a origem do câncer. Seyfried apoiou a teoria com evidências substanciais. Para o pesquisador, uma vez que a glicose e glutamina são os principais combustíveis fermentáveis para a maioria dos cânceres células, a dieta cetogênica, com um baixíssimo teor de carboidrato seria uma estratégia eficaz de tratamento inicial

A dieta cetogênica deve ser usada em conjunto com as terapias aplicáveis para cada tipo e estadiamento de câncer (radio, quimioterapia, câmara hiperbárica e/ou cirurgia). De fato, já existem evidências de que estas terapias, quando associadas à dieta cetogênica, levam a um desfecho muito melhor (Weber et al., 2020).

Na figura acima, resultado de tratamento de camundongos com câncer, com combinação de dieta cetogênica (KD) e terapia com oxigênio (câmara hiperbárica).

Aprenda mais sobre terapias metabólicas em https://t21.video

Andreia Torres é uma especialista em terapias metabólicas. Nutricionista com doutorado (UnB/Harvard) e experiência clínica de quase 30 anos. Há mais de 10 anos treina nutricionisstas e médicos no uso seguro e eficaz das terapias metabólicas para o tratamento da obesidade, câncer, transtornos do neurodesenvolvimento, câncer, epilepsia, depressão e transtorno bipolar. Atualmente disponibiliza vídeos de treinamento na plataforma t21.video e atende em seu consultório particular e online. Marque aqui sua consulta.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/