O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, caracterizada pela perda de certas funções do cérebro, como aquelas que tratam da sua memória, das suas habilidades linguísticas, da sua habilidade de pensamento abstrato e até mesmo da capacidade de cuidar de si mesmo.
Envelhecimento, genética, alterações hormonais, tabagismo, sedentarismo, intoxicações, obesidade, baixa escolaridade, dislipidemias, resistência insulínica ou diabetes são alguns dos fatores que aumentam o risco de Alzheimer.
Há como fazer prevenção e, em vários casos, há como reverter a perda. Tenho alguns vídeos sobre o tema no meu canal no YouTube. Porém, não podemos perder tempo. Quanto mais descuidamos do cérebro, maior é a perda de massa, maior é o aprofundamento dos sulcos e pior é o resultado do tratamento. Aprenda tudo sobre o tema na plataforma profissional: https://t21.video
Uma das formas de cuidar do cérebro é com a entrada em cetose, que garante melhor flexibilidade metabólica e contribui para a redução da neuroinflamação. Entrar em cetose pode ser difícil para algumas pessoas e tenho um curso na plataforma https://t21.video.
DICAS PARA INICIAR A MUDANÇA
Mesmo antes da consulta comigo você já pode começar a fazer mudanças imediatas. Aqui está uma receita de ovos para seu café da manhã nutritivo e cetogênico:
2 colheres de sopa de manteiga ou óleo de coco ou azeite de oliva para untar a forma;
1,5 xícaras de leite de coco;
Acelga ou couve ou espinafre;
10 ovos
1/2 xícara de endro, salsa e cebolinha
sal ou sal rosa a gosto
pimenta a gosto
azeite extra virgem para regar
Preparo:
Pré-aqueça o forno a 200 graus.
Adicione a manteiga, leite de coco e derrata (pode substituir por azeite. Acrescente o leite de coco.
Adicione acelga ou outro vegetal e cozinhe até amaciar.
Quebre os ovos na frigideira e tempere com sal e pimenta.
Cozinhe até que as claras estejam firmes e as gemas ainda moles (8 a 10 minutos). Retire do fogo, polvilhe com ervas, tempere com sal e regue com azeite extra virgem
Sirva quente com pão cetogênico torrado, frutas vermelhas (opcional) e uma xícara de café.
Nutricionistas, neurologistas, psiquiatras, endocrinologistas, pediatras, alergologistas, oncologistas e ginecologistas são alguns dos profissionais que precisam dominar a dieta cetogênica terapêutica. Mais e mais evidências acumulam-se nestas áreas acerca dos benefícios da cetose no tratamento coadjuvante de diversas condições. Infelizmente, não há treinamento nesta área nas faculdades e precisamos correr atrás de outras formas.
Eu fui aos EUA para minhas formações e agora compartilho este conhecimento na plataforma científica https://t21.video. Lá você encontra mais de 300 vídeos e no novo curso, dieta cetogênica terapêutica, já estamos na 7a aula hoje. Inscreva-se para as aulas semanais gravadas: https://t21.video