Excesso de açúcar e farinhas causa danos ao coração

Estudos mostram que o excesso de açúcar em sua dieta, especificamente açúcar refinado, pode causar um aumento de 3 vezes no risco de morte por doença cardiovascular. O mesmo vale para pessoas que consomem muitos alimentos ricos em carboidratos simples, como pão branco, macarrão, pizza, bolo, doces, sorvetes, refrigerantes.

Exagero no consumo de carboidratos simples contribui para aumento da inflamação, produção de radicais livres, efeitos nocivos na função da glicose e insulina e muito mais. O açúcar piora o metabolismo corporal, reduz o colesterol HDL (bom) e aumenta o colesterol LDL (ruim). Além disso, favorece a transformação do colesterol LDL em uma forma muito mais perigosa (colesterol oxidado), que aumenta significativamente os riscos de danos cardiovasculares.

Comer muito açúcar e carboidratos simples também aumenta o risco de doença hepática gordurosa não alcoólica. Quando o fígado passa a armazenar uma quantidade excessiva de gordura, todo o metabolismo sofre, a resistência insulínica piora, o risco de diabetes aumenta, assim como a pressão alta e as chances de desenvolvimento de doença renal. E, se você já tem diabetes, o fígado gorduroso aumenta sua chance de desenvolver problemas cardíacos.

Controlar a inflamação e equilibrar os níveis de açúcar no sangue do seu corpo são essenciais para manter a saúde cardiovascular, hepática, e mental. Uma dieta com baixo teor de açúcares, sem alimentos processados, rica em vegetais com baixo teor de amido, uma quantidade moderada de gorduras saudáveis ​​e proteínas de alta qualidade pode ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, controlar a inflamação e reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e metabólicas.

Meus pacientes entendem isso com facilidade, mas sempre perguntam: “mas e a pizza da sexta à noite? E o almoço de família de domingo?”. Pois eles podem continuar acontecendo. Para tanto, familiarize-se com novas receitas deliciosas e que a família toda pode aproveitar.

A MELHOR FARINHA CETOGÊNICA E SEM GLÚTEN

FARINHA CETOGÊNICA E SEM GLÚTEN

  • Farinha de Amêndoa: 3 xícaras (336 gramas)

  • Fibra de aveia: 3/4 xícara + 2 colheres de sopa (70 gramas)

  • Clara de ovo em pó: 1/4 xícara + 2 colheres de sopa + 2 colheres de chá (50 gramas)

  • Goma xantana: 1 colher de sopa + 2 1/2 colher de chá (16 gramas)

Use esta mistura na sua receita favorita e que sua família ama.

Lembrando que o sono adequado e o alívio do estresse, com estratégias que incluem yoga e meditação, também são essenciais para controlar a inflamação, manter o açúcar no sangue equilibrado e melhorar as funções principais do corpo.

DIETA CETOGÊNICA TERAPÊUTICA

Nutricionistas, neurologistas, psiquiatras, endocrinologistas, pediatras, alergologistas, cardiologistas, oncologistas e ginecologistas são alguns dos profissionais que precisam dominar a dieta cetogênica terapêutica. Mais e mais evidências acumulam-se nestas áreas acerca dos benefícios da cetose no tratamento coadjuvante de diversas condições. Infelizmente, não há treinamento nesta área nas faculdades e precisamos correr atrás de outras formas.

Eu fui aos EUA para minhas formações e agora compartilho este conhecimento na plataforma científica https://t21.video. Lá você encontra mais de 300 vídeos e no novo curso, dieta cetogênica terapêutica, já estamos na 7a aula hoje. Inscreva-se para as aulas semanais gravadas:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/