Pesquisas demonstram que a remissão do diabetes tipo 2 pode ser alcançada com perda substancial de peso após dieta hipocalórica ou cirurgia bariátrica. Porém, a cirurgia não é a vontade de muitos pacientes e a dieta com poucas calorias é dificílima de ser mantida. A terceira forma de normalizar a glicemia e a hemoglobina glicada é com uma dieta cetogênica.
Estudo mostrou que pacientes com diabetes tipo 2 seguindo uma dieta de baixo carboidrato conseguem reduzir o uso de medicamentos hipoglicemiantes como sulfoniluréias e glitazonas. Os pacientes que conseguiram aderir à dieta experimentam perda significativa de peso, redução da glicemia e do nível de hemoglobina glicada (Torbay e Nawar, 2021).
Pessoas que ficaram livres dos remédios frequentemente dizem que foram curadas. Os médicos dizem que não, que diabetes não tem cura, que os pacientes estão apenas em remissão. Ou seja, assim que saírem da dieta, a glicose voltará a aumentar. Pode ser, mas a remissão já é ótima.
Quando os valores de glicose no sangue estabilizam, a pessoa sente-se melhor, reduz peso, incha menos, respira de forma mais fácil e, principalmente, previne as complicações oculares, renais e cardiovasculares do diabetes.
Quer aprender mais?
DIETA CETOGÊNICA PASSO A PASSO (para leigos).
Se você é profissional de saúde entre na plataforma t21.video