As mitocôndrias são organelas multifuncionais que produzem energia celular e desempenham um papel importante em outras funções celulares, incluindo homeostase, sinalização celular, expressão gênica, síntese de precursores de neurotransmissores.
Quando as mitocôndrias não funcionam, o comportamento muda. A resiliência ao estresse é reduzida, neurotransmissores ficam desequilibrados, a neuroinflamação aumenta.
Estudos mostram que mais de 50% dos pacientes com doenças mitocondriais também apresentam alterações cerebrais, como comprometimento cognitivo, transtorno de humor, ansiedade e psicose.
Recuperar a função mitocondrial é muito importante e uma forma de fazermos isso é com a dieta cetogênica. Esta dieta é caracterizada pela restrição de carboidratos e proteínas e pelo alto consumo de gordura. A partir da gordura dietética o fígado produzirá corpos cetônicos, que possuem a função de estimular a produção de novas mitocôndrias, reduzir a inflamação e servir como fonte energética para células do coração, músculo e cérebro.
A dieta cetogênico não é para todos e, certamente, não é para sempre. Contudo, é extremamente útil na epilepsia e em várias das condições acima, sendo utilizada frequentemente por 2 anos ou mais para controle da sintomatologia. Para profissionais de saúde: aprenda a prescrever e acompanhar a dieta cetogênica terapêutica na plataforma https://t21.video