Mau funcionamento das mitocôndrias afeta a saúde mental

As mitocôndrias são pequenas organelas produtoras de energia. Também produzem constituintes para a síntese de neurotransmissores. Se estiverem danificadas pelo uso de drogas ou álcool, falta de sono, deficiência nutricional, infecção viral, trauma ou estresse, a saúde do corpo e do cérebro é afetada.

A genética desempenha um papel em nossa saúde, mas o mais importante são as escolhas diárias em relação ao sono, dieta, exercício, estudo, conexões amorosas com outras pessoas.

Para uma vida saudável pense no que pode mudar para melhor e estabeleça uma rotina. A estrutura das rotinas ajuda a diminuir a sobrecarga cognitiva e reduzir o estresse. Se você nunca sabe o que vestir, o que comer, que horas terá tempo para fazer as coisas importantes, a ansiedade tende a aumentar e as escolhas não saudáveis tornam-se mais fáceis. Se você já programou suas marmitas, já preparou sua sacola de ginástica, estabeleceu quem buscará os filhos na escola, tudo fica mais fácil.

As rotinas são estabelecidas com repetição. Ficam automáticas ao longo do tempo. Por exemplo, sempre escovamos os dentes ao acordar e não nos estressamos com isso. Foram incorporadas ao longo de muito tempo. Transformar outros bons hábitos em rotinas reduzem a fadiga da decisão e a probabilidade de um comportamento impulsivo.

Por exemplo, se você já programou que todo dia consome ovos com abacate no café da manhã, peixe com salada no almoço e sopa de frango com legumes no jantar, não tem mais o que pensar no tema. E se é só isso que tem em casa, não terá como atacar uma despensa cheia de bolachas doces recheadas. Ou seja, rotinas, removem os obstáculos para os hábitos positivos. Isto é muito importante para o tratamento de doenças como epilepsia, obesidade, diabetes, depressão, transtorno afetivo bipolar.

Se você acha muito difícil estabelecer rotinas, converse sobre o tema com seu nutricionista, médico e terapeuta. Estes profissionais o ajudarão a definir as tarefas mais importantes (escola, trabalho, reuniões, consultas, horários de medicação), identificar prioridades em cada área (família, trabalho, lazer, nutrição, sono) e traçar estratégias para o início do processo.

Você pode sentir-se sobrecarregado com as mudanças que precisa fazer. Seja flexível e dê um passo de cada vez. Se está dormindo tarde, desligue o computador, TV e celular 15 minutos mais cedo. Se está comendo mal, pare de comprar industrializados e marque uma consulta de nutrição. Mitocôndrias podem ser restauradas com ciclos de dieta cetogênica, jejum, alguns suplementos e atividade física. Se está sedentário, comece com 10 minutos de caminhada (ou outro exercício que preferir). Se está estressado entre em uma aula de yoga ou meditação.

Existem muitas outras rotinas que podem te ajudar a melhorar a saúde mental, como programar saídas e rotinas de socialização, envolver-se em alguma atividade criativa (pintura, desenho, dança, canto…). Lembre que todas as estratégias de tratamento mental e metabólico estão interligadas. Seja paciente pois o caminho é desafiador. Algumas coisas funcionam de imediato e outras não. Além disso, não pare suas medicações, nem faça alterações de doses sem o acompanhamento de seu psiquiatra.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/