Disfunção cognitiva na menopausa

Hormônios devem estar circulando no corpo em quantidades adequadas. Nem a mais, nem a menos. Os hormônios sexuais femininos regulam várias questões de saúde. Por exemplo, falta de estrogênio aumenta o risco de ganho de peso, alterações no humor, infecções no sistema urinário, queda e ressecamento dos cabelos, ondas de calor, insônia, doenças cardiovasculares, cansaço excessivo, problemas de memória.

O estrogênio aumenta significativamente os principais componentes da energia celular, incluindo proteínas envolvidas no ciclo do ácido tricarboxílico e fosforilação oxidativa. Aumenta também a expressão de enzimas antioxidantes e proteínas antiapoptóticas. Coletivamente, os dados indicam uma regulação abrangente da função mitocondrial pelo estrogênio.

Quando a mulher entra na menopausa todo este ciclo pode estar comprometido, aumentando o estresse oxidativo, alterando a capacidade e metabolização de glicose. O impacto é enorme no cérebro, tecido riquíssimo em mitocôndrias e altamente dependente de ATP.

Os fogachos atingem até 80% das mulheres nesta fase. Contudo, 70% das mulheres sentem, além dos calorões, disfunções cognitivas, sejam alterações de memória, insônia, mudanças de humor, depressão.

Brinton et al., 2015

Aprenda mais sobre o tema na plataforma https://t21.video

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/