A fibra de acácia (GA) é um carboidrato complexo do tipo goma, formada por arabinose e galactose. Em alguns países africanos a goma acácia é utilizada para tratar doenças estomacais. Por suas propriedades funcionais vem sendo investigada como fibra prebiótica.
O que são fibras prebióticas?
As fibras dietéticas prebióticas são compostos específicos formadores da microbiota. Fornecem carbono para o crescimento de bactérias benéficas, proporcionando assim uma mudança específica ou seletiva positiva que confere ao hospedeiro saúde metabólica (Carlson et al., 2018).
Em uma pesquisa publicada em 2021, a fibra acácia, variedades Acacia senegal e Acacia seyal, foi investigada como potencial prebiótico. O experimento empregou um modelo de cólon in vitro com pH controlado inoculado com microbiota fecal humana para imitar o cólon humano.
Amostras de fermentação em 0, 6, 12 e 24h foram trazidas para análise de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC). Ácidos graxos de cadeia curta são gorduras com poucos carbonos produzidos pelas bactérias intestinais a partir da fermentação das fibras dos alimentos.
A fonte primária de AGCC é a fermentação microbiana de fibras alimentares indigestíveis. Fornecem energia para as células do intetino, reduzem a inflamação, estimulam a secreção do neurotransmissor 5-HT(serotonina), ativam o nervo vago.
Neste estudo específico, o uso de fibra de acácia aumentou os AGCC e estes promoveram o aumento das bifidobactérias (bactérias boas) e inibiu o grupo Clostridium histolyticum, comumente associado à disbiose intestinal (Rawi et al., 2021). Um outro benefício da fibra acácia é a redução da absorção de alumínio, que é neurotóxico.
Suplementos prontos contendo Goma acácia
Fibregum - goma acácia purificada (Brasil)
CONHEÇA TAMBÉM A GOMA GUAR
APRENDA MUITO MAIS SOBRE O TRATAMENTO DA DISBIOSE INTESTINAL
PRECISA DE AJUDA? MARQUE SUA CONSULTA DE NUTRIÇÃO