Existem 7 categorias principais de suplementos e falo sobre elas neste vídeo:
Você não precisa tomar tudo ao mesmo tempo. Pode ciclar (revezar) sua suplementação e dieta, dependendo dos seus objetivos. O revezamento também pode garantir melhores resultados. Por exemplo, se você toma uma ou duas xícaras de café - uma fonte popular do ingrediente cafeína - todos os dias, você notará que, com o tempo, ela vai perdendo o efeito. É possível desenvolver uma tolerância à cafeína, momento em que você precisa beber ainda mais apenas para obter o mesmo efeito. Por esse motivo, é recomendável fazer um ciclo na ingestão de cafeína.
Junto com a cafeína, vários suplementos nutricionais podem e devem ser ciclados para maximizar os benefícios na saúde e desempenho.
1) PRÉ-TREINOS
São produtos contendo proteína, ou carboidrato ou estimulantes como cafeína, extrato de chá verde e ioimbina. Assim como acontece com a cafeína do café, o corpo pode adaptar-se a estimulantes de suplementos, tornando os efeitos menos perceptíveis. Isso tornará mais difícil obter os mesmos efeitos do pré-treino que você obteve nas primeiras vezes que o usou. Na verdade, a exposição crônica a estimulantes pode deixá-lo com menos energia e mais fadiga!
A cafeína estimula diretamente a liberação de catecolaminas das glândulas supra-renais. Quando administrado em uma dose de 3,3 miligramas por quilograma de peso corporal (cerca de 300 miligramas para um homem de 90 quilos), aumenta significativamente os níveis de cortisol por até três horas. Níveis cronicamente elevados de cortisol podem causar estragos seu corpo, suprimindo seu sistema imunológico e estimulando o acúmulo de gordura abdominal.
Se você depende de um pré-treino diário, recomendo que, a cada 6 a 8 semanas, dê um tempo e dê chance ao seu corpo para se readaptar a ficar sem ele. Pare por pelo menos duas semanas antes de retomar o uso. De preferência varie produtos e marcas.
2) QUEIMADORES DE GORDURA TERMOGÊNICOS
Os queimadores de gordura termogênica se assemelham aos pré-treinos, pois contêm estimulantes que ajudam a acelerar o metabolismo e suprimir o apetite. Por conta do alto teor de cafeína, os termogênicos podem causar a mesma elevação nos níveis de cortisol que os pré-treinos. E, à medida que os níveis de cortisol aumentam com o uso contínuo de termogênicos, os efeitos antes perceptíveis como benéficos, especialmente no quesito queima de gordura, começam a ser anulados.
Para evitar isso, sugiro que não use por mais que 2 a 3 semanas. Se precisar, intercale com produtos contendo termogênicos naturais como chá verde, guaraná, gengibre, hibisco, canela, pimenta…
3) SUPLEMENTOS PARA DORMIR
Muitas pessoas começam a usar suplementos ricos em cafeína e depois ficam com a qualidade do sono comprometida. Acabam tendo que usar suplementos como melatonina.
A melatonina, um hormônio produzido naturalmente pelo corpo, ajuda a estabelecer os ritmos circadianos de várias funções fisiológicas, não só sono, mas também pressão arterial. Embora possa oferecer um alívio temporário, o uso excessivo de melatonina pode comprometer a secreção natural deste hormônio. Resultado? Você precisará de doses cada vez maiores para conseguir dormir. Por isso, reduza a cafeína e não abuse da melatonina.
SUPLEMENTOS QUE NÃO PRECISAM DE CICLO
Nem todo suplemento precisa ser interrompido. É o caso de ômega-3, suplementos protéicos, algumas vitaminas e minerais. Mas claro, converse sempre com seu médico e nutricionista para orientações específicas para seu caso.