Normalmente, os tecidos da face se desenvolvem de ambos os lados e se fundem no meio. Isso ocorre nos primeiros 30 a 60 dias de gravidez. O lábio geralmente se forma por 5-6 semanas de gravidez e o palato se forma por 10 semanas. Tudo o que acontece no nosso corpo (e do bebê) depende de nutrientes. Por isto, a dieta da mãe precisa ser saudável e nutritiva. Suplementos também são importantes. Não devem faltar:
Vitamina B9
Vitamina B6
Vitamina B12
Colina
Mioinositol
Ácido alfa lipoico
Quando a união ou fusão de tecidos não ocorre normalmente pode ocorrer uma separação no lábio superior e/ou palato, que é corrigida, por volta de 6 meses de vida, por cirurgião. Os bebês do sexo masculino são mais frequentemente afetados do que bebês do sexo feminino.
Em alguns bebês, a condição pode ser herdada. Além disso, em 13 a 30% dos bebês, a fenda labial e/ou palatina pode ser parte de uma síndrome genética de defeito congênito, como a síndrome de Pierre Robin.
Existem também causas ambientais, incluindo saúde precária no início da gravidez, assim como exposição toxinas durante a gravidez (álcool, tabaco, medicamentos incluindo fenitoína, fenobarbital, valproato de sódio, benzodiazepínicos, corticosteróides, metotrexato, isotretinoína), infecções virais na gestação,
A idade também influencia a qualidade do óvulo e do espermatozóide. Mulheres obesas ao engravidar e pais que são mais velhos no momento do nascimento do bebê correm maior risco de ter filhos com fissura labial e/ou palatina.
Quer engravidar? Comece a preparar-se com pelo menos 6 meses de antecedência. Marque aqui a sua consulta para ajustarmos a alimentação e suplementação da família.