Dados epidemiológicos apoiam a visão de que tanto a obesidade quanto as doenças cardiovasculares (DCV) são responsáveis por uma alta proporção da morbidade e mortalidade total em adultos em todo o mundo. Obesidade e DCV têm mecanismos complexos de interação de fatores genéticos e ambientais, incluindo dieta. A nutrição é um fator ambiental e tem um papel predominante e reconhecível na gestão da saúde e na prevenção da obesidade e de doenças relacionadas com a obesidade, incluindo as DCV.
No entanto, nem todo mundo que está acima do peso ou mesmo obeso terá um problema cardiovascular. Isto porque diferentes polimorfismos genéticos geram variações metabólicas. A genômica nutricional é a ciência que estuda e caracteriza variantes gênicas associadas à resposta diferencial a nutrientes específicos e relaciona essa variação a diversas doenças.
O conhecimento da genética permite recomendações nutricionais mais personalizadas, melhorando os resultados da intervenção dietética. Precisa de ajuda? Marque aqui sua consulta oline.