Quer uma boa memória? Proteja seu cérebro contra estas três ameaças

Não existe órgão mais importante que nosso centro de comando, o cérebro. A morte de neurônios rouba a memória, a capacidade de raciocínio, a possibilidade de uma vida independente. Se você já passou dos 40 anos precisa cuidar muito bem deste órgão precioso. Até existem medicamentos para melhoria da memória mas não mostram-se muito eficazes. O aricept, por exemplo, um inibidor de colinesterase impede a destruição da acetilcolina, neurotransmissor que facilita a comunicação entre neurônios. O aricept (donepezila) reduz a ação da enzima acetilcolinestare então menos acetilcolina é destruída. Mas há problemas!

Bloquear a decomposição da acetilcolina não afeta a causa da perda da memória e o problema continua a avançar. Além disso, com a inibição o cérebro pode produzir muito mais colinesterase o que limita a eficácia do fármaco. Fora isso, como todo medicamento, algumas pessoas não adaptam-se ao uso pelos efeitos adversos incluindo dores de cabeça, dores articulares, tontura, perda de apetite, redução dos batimentos cardíacos.

Outro medicamento é a memantina. Ele retarda a perda da memória mas não por muito tempo. Sua ação é a inibição do glutamato, que em excesso é tóxico. Só que o glutamato também é fundamental para a formação de novas memórias. Ou seja, não é a melhor escolha. Outros efeitos colaterais incluem confusão mental, tontura, dor de cabeça, sonolência, fadiga, tosse, dificuldade de respirar, constipação, vômito, aumento da pressão arterial e dor nas costas. Por isso, adotar um estilo de vida saudável (atividade física, dieta saudável, sono de qualidade é fundamental para evitar desequilíbrios irreversíveis.

As maiores ameaças ao cérebro

1) Inflamação - pode ser causada por dieta ruim, obesidade, disbiose intestinal, infecção, glicação…

2) Falta de nutrientes para a produção de neurotransmissores, hormônios, enzimas antioxidantes, etc.

3) Contato com substâncias tóxicas como metais pesados, micotoxinas produzidas por mofo, pesticidas…

A doença de Alzheimer pode ser evitada e o declínio cognitivo pode ser revertido!

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/