Muitos pacientes com níveis normais de vitaminas e minerais no sangue podem ter deficiência dentro da célula. Por exemplo, vitamina B12 pode estar normal no sangue mas quando olhamos para um marcador funcional do metabolismo de vitamina B12 (metilmalonato ou MMA) as quantidades da urina estão altas, indicando uma insuficiência de B12 para sustentar a função da enzima metilmalonil-CoA mutase.
Metilmalonil-CoA é produzida no processo de várias etapas de quebra de aminoácidos ou do catabolismo dos ácidos graxos de cadeia ímpar. O metilmalonato (MMA) é convertido em ácido succínico pela enzima metilmalonil-CoA mutase, dependente de vitamina B12.
A deficiência de B12 prejudica a conversão de MMA em ácido succínico e prejudica a restauração da metionina por homocisteína. O aumento de metilmalonato indica insuficiência de B12, mesmo com exame de sangue normal, como vemos na figura abaixo:
A deficiência de vitamina B12 afeta as vias de produção de energia e de metilação, inclusive a produção de neurotransmissores e antioxidantes. Estima-se que 40% dos pacientes com deficiência de B12 desenvolvam síndromes neuropsiquiátricas caracterizadas por dano progressivo e variável à medula espinhal, nervos periféricos e cérebro.